‘Festival Islâmico de Mértola 2023’ apresentado em Sevilha

0
770
Festival-Islâmico-Mértola

A cidade espanhola de Sevilha vai receber no dia 28 de março, pelas 19h00, a cerimónia de apresentação do Festival Islâmico de Mértola 2023, que vai decorrer no Consulado Geral da capital da Andaluzia. Este evento assume a sua relevância em Sevilha, cidade com forte ligação à cultura islâmica e pretende envolver esta comunidade com o Festival Islâmico de Mértola, um espaço de encontro de culturas que conta com entidades locais, regionais e internacionais, fortemente ligadas à comunidade e cultura árabe.

De dois em dois anos, o Festival Islâmico de Mértola, que já vai na 12ª edição, transforma a vila de Mértola, para celebrar e dar a conhecer a cultura islâmica e os seus laços com Portugal. Durante os dias do Festival, que este ano decorre entre 18 e 21 de maio, Mértola acolhe uma vasta comunidade islâmica do norte de África, proveniente de países como Marrocos, Argélia, Tunísia, além de Espanha e do Egipto, entre outras geografias.

A colaboração entre o município de Mértola e a Comunidade Islâmica em Espanha acontece desde a primeira edição do evento, através da participação de artesãos e comerciantes no mercado de rua, da realização de conferências, da partilha na noite “Dycra” e da indicação de artistas para o programa de concertos. 

A apresentação do Festival Islâmico de Mértola no Consulado Geral de Portugal em Sevilha vai incluir a atuação do cantor de música tradicional alentejana Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento e uma prova de doces tradicionais. Marcam presença nesta cerimónia responsáveis do executivo do Município de Mértola, da Fundação Mesquita de Sevilha e do Consulado-Geral de Portugal em Sevilha.

O Festival Islâmico de Mértola é dos eventos mais relevantes do distrito, que tem como objetivos, além da divulgação do conhecimento sobre a história e o património de Mértola, em particular da época islâmica, promover o conhecimento, o diálogo, a tolerância e cidadania entre culturas; divulgar a cultura islâmica e produção contemporânea; fortalecer laços culturais, sociais e económicos com o Mediterrâneo e desenvolver a oferta turística muslim friendly.

Com entrada livre, o Festival Islâmico de Mértola contou no ano passado com 50 mil visitantes ao longo dos 4 dias de festival, esperando receber este ano mais de 60 mil pessoas. Em 2023 o souk regressa às vilas “velha” e “nova” de Mértola para receber os mais variados produtos como artesanato, doçaria, produtos regionais alentejanos e tecidos, provenientes de Marrocos, Tunísia, Egipto, Espanha e Alentejo. Além do mercado e do tradicional ritual árabe de regatear bons preços, o festival também conta com música e arte que complementam o encanto do mercado de rua.

Mais informação em: https://www.festivalislamicodemertola.com/

GCI

Festival-Islâmico-Mertola-Logo