DRCAlg | Fortaleza de Sagres dá a conhecer os Valores Associados à Marca do Património Europeu

0
418
Dia-Europa-DRCAlg

No próximo dia 9 de maio, a Direção Regional de Cultura do Algarve assinala o Dia da Europa, na Fortaleza de Sagres, com a atividade “Marca do Património Europeu – Mapa de Valores”, que será dinamizada na sala multiusos do monumento, das 10h30 às 12h e das 14h30 às 16h. Trata-se de uma iniciativa de entrada gratuita e aberta ao público em geral.

O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, assinada a 9 de maio de 1950, que expõe a visão de Robert Schuman, um dos pais fundadores da Europa comunitária, através de um plano colaborativo para garantir a estabilidade e a paz duradoura na Europa do Pós-Guerra. Este plano levou à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, que deu origem da atual União Europeia.

O Promontório de Sagres foi distinguido com a Marca do Património Europeu (MPE) em 2015, pelo papel que desempenhou na construção da cultura e história europeias, associado à génese do período expansionista europeu, mas também pela singularidade e complexidade da sua paisagem patrimonial, que integra um conjunto de monumentos megalíticos de particular relevância em contexto europeu, a memória associada ao culto vicentino, a Ermida de Nª Srª de Guadalupe, a rede de fortificações da região, o seu património natural e subaquático, e ainda o património associado à então Vila de Lagos, olhada justamente como 1º cais de partida das navegações de exploração da costa africana, cidade que integra um importante legado associado à escravatura e ao tráfico negreiro, de extrema pertinência no contexto europeu e mundial.

Atualmente, o projeto Marca do Património Europeu integra um total de 60 bens patrimoniais que representam marcos simbólicos na trajetória comum e partilhada na formação da Europa e da União Europeia.

A proposta de atividade “Marca do Património Europeu – Mapa de Valores” tem como objetivo dar a descobrir os valores humanistas que o projeto MPE promove, e o que liga o Promontório de Sagres a outros tantos sítios patrimoniais espalhados pela Europa.

EUROPA

Europa, sonho futuro!

Europa, manhã por vir,

fronteiras sem cães de guarda,

nações com seu riso franco

abertas de par em par!

(Excerto de abertura do poema EUROPA do humanista, anti-fascista e europeísta Adolfo Casais Monteiro, emitido pela BBC em 1945, mas não ouvido pelos portugueses, pois a emissão estava fechada pela Censura).

DRCAlg

Dia-Europa-DRCAlg