Lagoa | Município Encerra Contas de 2022 com Saldo Positivo

0
363
Lagoa-Saldo-Positivo

Município de Lagoa apresentou o Relatório de Gestão com resultado positivo do exercício económico, referente ao ano de 2022, com cerca de 4 milhões de euros.

A Assembleia Municipal de Lagoa aprovou, no passado dia 26 de abril de 2023, o Relatório de Gestão financeira, referente ao ano económico de 2022, tendo o resultado liquido do exercício apresentado um saldo positivo de 3 760 447,07€. O Relatório de Gestão foi aprovado na Assembleia Municipal com 14 votos a favor do Partido Socialista, 6 votos em abstenção (3 do Movimento Lagoa Primeiro, 1 da Coligação Democrática Unitária – PCP-PEV, 1 do Bloco de Esquerda e 1 do Partido Socialista) e 4 votos contra (3 do Partido Social Democrata e 1 do CHEGA).

Apesar do grande investimento municipal em áreas fundamentais para o executivo liderado pelo Presidente Luís Encarnação, tais como a educação, a ação social, a cultura, o desporto, a habitação, a redução de perdas de água e o cuidar do espaço público, o Município de Lagoa apresentou um saldo positivo no exercício económico do ano de 2022, demonstrando estabilidade económica. 

A instabilidade económica dos mercados, a inflação dos mesmos e a escassez de matérias primas obrigaram o executivo municipal a ajustar o orçamento em função das dificuldades impostas, mas sem deixar de garantir todos os serviços inerentes à gestão do concelho.   

O Executivo Municipal considera que o Relatório de Gestão apresentado vem demonstrar a transparência e o rigor incutido na elaboração e execução do orçamento municipal, considerando que um bom resultado na gestão orçamental, vai muito além da apresentação de números e da análise quantitativa do exercício porque o mesmo tem de ir ao encontro das necessidades dos munícipes e as exigências impostas pela gestão do momento e do território.

Durante o ano de 2022, o Executivo Municipal concretizou medidas que asseguraram o apoio à população, às IPSS, às coletividades, às pequenas e médias empresa, garantindo o desenvolvimento de Lagoa e o bem-estar dos lagoenses. Preparou-se para a retoma económica, trabalhando na linha da frente para continuar a promover o concelho, atraindo investimento, riqueza, confiança e segurança para quem nos visita, postos de trabalho e a dinâmica alcançados nos anos anteriores à pandemia.

“Mais do que realçar o resultado alcançado no Relatório de Gestão do Ano de 2022, queremos realçar a estabilidade económica apresentada nos últimos anos, fruto do rigor na gestão do dinheiro público, sem deixar de investir em Lagoa e nos Lagoenses. Nada é mais valioso do que o bem-estar da população.”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Mun Lagoa(Algarve)

Lagoa-Saldo-Positivo