Loulé | Semana do Clima 2023 – Programa de Atividades

0
290
Loulé-Semana-Clima-2023

De 8 a 14 de maio, o Município de Loulé realiza mais um momento de reflexão sobre a problemática das alterações climáticas, Semana do Clima 2023, que integra as comemorações do Dia Internacional do Clima (14 de maio), contará com um programa de atividades, dirigidas a diferentes públicos-alvo, com o intuito de promover a consciencialização da comunidade para a problemática da mudança do climática e a mobilização para a adaptação aos seus efeitos.

A segunda-feira, dia 8, arranca com uma visita a caixas-ninho em Vilamoura, na Av. Engº João Meireles. Mas a partir das 10h00, e ao longo do dia, é no Cineteatro Louletano que estas temáticas vão estar em foco, nas IV Jornadas da Sustentabilidade. Dirigentes e técnicos municipais reúnem-se para debater de que forma esta matéria influencia o dia-a-dia do trabalho da Câmara Municipal de Loulé e como é que as políticas locais estão a ser assimiladas e implementadas pelos serviços.

No dia 9, das 10h00 às 12h30, na Biblioteca de Loulé, decorre a sessão participativa “Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa”.

Em 2021, foi constituída a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa pelos municípios de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, e que visa criar uma dinâmica partilhada de valorização da área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade e incidindo especificamente nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação.

A participação requer inscrição prévia para [email protected]

Na manhã de quarta-feira, 10, as novas gerações são chamadas a acompanhar as Jornadas do Clima, na Escola Secundária de Loulé, um estabelecimento de ensino que trabalha de forma muito profunda este tema. No mesmo dia, estão agendadas duas ações de sensibilização: uma sobre a Floresta, na Unidade Avançada de Proteção Civil de Vale Maria Dias, e outra sobre a “Soberania alimentar”, no Mercado de Quarteira, passando pelo Mercado de Almancil no dia seguinte.

É na quinta, dia 11, que a Casa do Meio Dia acolhe a exibição do premiado documentário português “A Alma de um Ciclista”, à qual se segue uma conversa/debate sobre a mobilidade suave ciclável, com ênfase nos projetos que, nesse sentido, se encontram a ser dinamizados nas escolas do concelho (‘Desporto Escolar sobre Rodas’). A inscrição é obrigatória para [email protected] 

A Semana do Clima encerra com o Mercado da Vila – Especial Clima, no domingo, 14 de maio, na Av. Tivoli, em Vilamoura, das 10h00 às 19h00.

CM Loulé

Loulé-Semana-Clima-2023