1.º prémio do Poliempreende nacional passa a denominar-se Prémio Comendador Rui Nabeiro, em homenagem a um dos grandes impulsionadores da iniciativa.
O Instituto Politécnico de Viseu foi o grande vencedor da edição nacional do concurso Poliempreende, com o Projeto ‘Pit O’Gram’. Este é um concurso que visa apoiar ideias de negócio inovadoras de estudantes, diplomados, docentes ou investigadores dos institutos politécnicos.
A ideia vencedora consiste num programa e aparelhos de comunicação para utilização em centros de inspeção automóvel, procurando facilitar a comunicação entre inspetor e cliente, quando é necessária a avaliação da parte inferior do automóvel. Desta forma, elimina-se a necessidade de comunicação – por exemplo, com recursos a intercomunicador (voz), com um microcomputador e um teclado numérico -, a qual passa a ser feita apenas por pictogramas animados num monitor, sendo apenas necessário o input dos botões do teclado.
O projeto, já testado no terreno, tem encomendas por parte de uma empresa com cerca de 10 centros de inspeção automóvel e interesse de alguns dos principais players.
Para os responsáveis do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), o Poliempreende “é um excelente exemplo do que o Ensino Superior Politécnico pode fazer pelo País, pelo desenvolvimento das empresas e pela própria economia nacional”.
Para o CCISP, “este trabalho de coesão e de equipa” permite perceber “o quanto os Institutos Politécnicos ficam mais fortes e podem contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento regional e nacional quando trabalham em conjunto”.
Com um prémio de 10 mil euros para o vencedor nacional, o 1º lugar do concurso Poliempreende passa agora a denominar-se Prémio Comendador Rui Nabeiro, em homenagem a um dos grandes impulsionadores desta iniciativa.
“Ao longo da vida, o Comendador foi um exemplo, um verdadeiro empreendedor e desde a primeira edição que apadrinhou este projeto”, recordam os responsáveis do CCISP, que salientam, ainda, a “forte ligação do comendador ao Ensino Superior Politécnico, pelo que faz todo o sentido prestarmos esta homenagem”, sustentam os responsáveis do CCISP.
Em 2.º lugar ficou o Politécnico do Porto com o Projeto ‘Ai Smarti’, que ganhou cinco mil euros. Já em 3.º ficou o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com o projeto ‘Haari: Digital Fashion Studio’, no valor de três mil euros.
Na sessão de encerramento do concurso, que decorreu no campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos, foram ainda divulgados os vencedores do Poliemprende Internacional, conquistado pelo Instituto Federal Espírito Santo, com o projeto ‘Bio.insumos Microbiológicos’. Em 2.º ficou o Instituto Federal de Pernambuco, com o projeto ‘Mamis’ e em 3.º ficou novamente o Instituto Espírito Santo, com o projeto ‘Knowing Cosmetics’.
Já no Concurso Cocriação, o 1.º prémio foi para o Politécnico de Coimbra, com o projeto ‘Carelinker’; o 2.º foi para o IPCA, com o projeto ‘Industrial Operations Optimization’; e em 3.º ficou o Politécnico de Leiria, com o projeto ‘Smart Sustentainable Microbility’.
MSI