MOMI Algarve 2023 | Um Poyo Rojo e Mimo Tuga são os Premiados

0
788
MOMI-Equipa-Produção

A 2ª edição do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve terminou e o balanço não podia ser mais positivo. O JAT – Janela Aberta Teatro desafiou, mais uma vez, a cidade de Faro e a região do Algarve a abraçar mais uma edição deste Festival dedicado ao teatro físico. As expectativas e objectivos fixados foram atingidos, provando uma vez mais o potencial da Cidade e da região em ser palco de um Festival cultural internacional, conseguindo ser já uma referência no panorama dos festivais ligados ao teatro físico.

Esta edição contou com quase 100 artistas e técnicos, oriundos de vários cantos do mundo, desde o Chile, Argentina, Espanha, Eslováquia, Reino Unido, Indonésia, Itália, Suiça e Portugal, que, unânimes quanto ao belíssimo cenário da Cidade de Faro e fantástica organização do evento, apresentaram espectáculos de grande qualidade, fazendo jus ao reconhecimento internacional do seu trabalho.

Foram magistrais as actuações e formações, que engrandeceram dias e noites deste evento, que perdurará na memória do público, como um amplo e vibrante espaço de partilha de elementos físicos e sensoriais, reveladores e transformadores.

De realçar ainda, nesta 2ª edição do MOMI, a presença das directoras artísticas da Mostra Internacional de MIM a Sueca, Espanha, que conta com 32 edições, e do Physical Fest de Liverpool, que apresenta este ano a sua 18ª edição. Esta presença foi fundamental para abrir portas a futuras parcerias entre os festivais e os artistas, e no reconhecimento do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve como um evento diferenciador.

O Festival abriu-se a toda a comunidade, com espectáculos ao ar livre que surpreenderam o público, desde Teatro/Dança, Mimo Contemporâneo e Clown, com destaque para o Mimo Tuga, que parou literalmente o trânsito e levou ao rubro todos aqueles que encheram a Doca de Faro, por dois dias consecutivos.

Uma 2ª edição premiada!

Esta edição traz uma novidade ao atribuir 2 prémios, PRÉMIO AO MELHOR ESPECTÁCULO, escolhido pela organização do Festival, e PRÉMIO DO PÚBLICO, atribuído através de inquéritos realizados ao público no final de cada espectáculo.

O Prémio para o Melhor Espectáculo MOMI 2023 segue para a companhia argentina UN POYO ROJO, com o espectáculo com o mesmo nome. Já o Prémio do Público segue para o chileno MIMO TUGA, com o espectáculo CON SU PERMISO, que arrecadou as pontuações máximas.

A Doca de Faro, o Jardim da Alameda e as principais salas de Faro, Teatro das Figuras, Teatro Lethes, Auditório Pedro Ruivo (Conservatório Regional do Algarve Maria Campina) e o Auditório do IPDJ foram os palcos da programação do MOMI 2023, contando com um total de mais de 2000 espectadores, de todas as idades e quadrantes sociais.

No que toca à relação institucional e receptividade da comunidade empresarial, esta 2ª edição do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve contabilizou 44 parcerias institucionais, regionais, nacionais e internacionais, um número que duplica as da 1ª edição e que foram imprescindíveis para garantir a qualidade do evento.

Já com a 3ª edição do MOMI no horizonte!

Não podemos deixar de fazer o fundamental e derradeiro AGRADECIMENTO a quem proporcionou e ao público, artistas e companhias, uma semana singular e mágica, repleta de momentos inesquecíveis.

O MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve 2023 conta com os apoios e parcerias da Município de FaroDireção-Geral das ArtesIberescena Artes Escénicas Iberoamericanas, Direção Regional de Cultura do AlgarveAcción Cultural Española, AC/E Fundação GDA, Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras , Teatro Lethes , A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, Gimnásio Clube de Faro, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, Fundação Pedro Ruivo, Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Região de Turismo do Algarve, Fundação Inatel, Forum Algarve, Camada – Centro Coreográfico, Atelier do Movimento, Cineclube de Faro, Universidade do Algarve UAlg, Tmesis Theatre & Physical Fest,  Mostra Internacional de MIM a Sueca (ES), Hotel Dom Bernardo Best Wester, Well’Come! Hostels & Guesthouses, Da Terra, Chelsea Pizzaria, Vida Leve, Demo Urban, Mactostas e Afonso I, CarBy, Carob World, MANNÁ – Patês e Conservas de Peixe, Marnoto – Sal Marinho Tradicional, Cacial, Sociedade Recreativa Artistica Farense, Creative Dreams – Gráfica Digital, Ar Publicidade, Algarve Informativo, Barlavento, RUA FM – Rádio Universitária do Algarve, Antena 2.

O MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve 2023 despede-se com a certeza que a aposta foi mais uma vez ganha e que a iniciativa deve continuar a crescer, enquanto referência no panorama cultural internacional. O MOMI é um espaço de partilha cultural e artística, de elevada qualidade, que promove a acessibilidade, com espectáculos para todos os públicos.

JAT

MOMI Algarve 2023

MOMI-Bratislava-ROUNDAROUND
MOMI-Poyo-Rojo
MOMI-Equipa-Produção
MOMI-Residencia
MOMI-El-Perro-Azul-SUPERHEROE
MOMI-A-Fera-Teatro
MOMI-As-Testemunhasjpg
MOMI-Jose-Piris
MOMI-Mimo-Tuga
MOMI-Cia-Moveo-CONSEQUENCIES
MOMI-Colectivo-JAT
MOMI-Elefante-Elegante
MOMI-Gandini-Juggling-SMASHED2
MOMI-Bratislava-ROUNDAROUND MOMI-Poyo-Rojo MOMI-Equipa-Produção MOMI-Residencia MOMI-El-Perro-Azul-SUPERHEROE MOMI-A-Fera-Teatro MOMI-As-Testemunhasjpg MOMI-Jose-Piris MOMI-Mimo-Tuga MOMI-Cia-Moveo-CONSEQUENCIES MOMI-Colectivo-JAT MOMI-Elefante-Elegante MOMI-Gandini-Juggling-SMASHED2