PSD Portimão | Ameaça à Ria de Alvor – Aquicultura de Bivalves

0
636
Ria-Alvor-PSD-Portimão

O Partido Social Democrata de Portimão, expressa a sua preocupação em relação à ameaça iminente à Ria de Alvor, um ecossistema valioso e um importante património cultural e económico de Portimão. A pretensão de instalação de uma unidade privada de aquicultura de bivalves nesta região suscita receios de favorecimento de interesses particulares em detrimento dos mariscadores locais e das atividades artesanais milenares que sustentam muitas famílias e a economia local.

A atividade pesqueira/marisqueira de Alvor está intrinsecamente ligada à cultura e tradição desta região, que é um fator essencial para a atividade turística local, uma vez que contribui para a valorização da gastronomia regional, um circuito de curta exploração e comercialização destes produtos são a uma marca internacional desta vila.

Preservar essas tradições é crucial para manter a identidade única de Alvor e garantir umaeconomia sustentável e equilibrada.

O Partido Social Democrata acredita que a melhor abordagem para lidar com essa questão complexa é ouvir todas as partes envolvidas, para que nenhum interesse fique de fora, consideraras vantagens e desvantagens da instalação da aquicultura de bivalves e, acima de tudo, avaliar cuidadosamente os possíveis impactos ambientais. Os bons exemplos de gestão mostram que essa prática pode ser benéfica para a indústria pesqueira local, mas a falta de uma abordagem adequada pode levar a consequências altamente negativas para o ambiente e os habitats naturais da Ria de Alvor.

Na última reunião do executivo camarário, os Vereadores do Partido Social Democrata, Rui AndréeAna Fazenda, apresentaram esse assunto crucial para a comunidade de Alvor.

Infelizmente, o silêncio por parte do executivo camarário sobre este tema é preocupante, o que levanta questões sobre se o compromisso do partido socialista de Portimão é em relação à preservação da Ria de Alvor e das atividades tradicionais que a cercam.

Neste contexto, o Partido Social Democrata exige uma posição pública clara por parte domunicípiode Portimão em relação a esta questão e apela a uma discussão transparente e inclusivasobreofuturo da Ria de Alvor. Acreditamos firmemente que, ao unirmos esforços, poderemosencontrarsoluções que respeitem tanto a preservação desse importante ecossistemaquantoodesenvolvimento económico sustentável da região.

O Partido Social Democrata permanecerá alerta, atento e envolvido em todas as questões que afetam a comunidade de Alvor e reitera o compromisso de lutar pela proteção das nossas gentes e de nosso património natural e cultural.

PSD Portimão

PSD-Portimao