MCTES | “À Descoberta da Ria Formosa em Caiaque”

0
400
Passeio-Caiaque-Ria-Formosa

O programa Ciência Viva no Verão 2023 será lançado, esta segunda-feira, dia 31 de julho, na Ria Formosa, sob o mote “À descoberta da Ria Formosa em caiaque”, e conta com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorElvira Fortunato, no Cais das Portas do Mar, pelas 10h30, em Faro.

“À descoberta da Ria Formosa em caiaque” é o mote para o lançamento do programa, no qual os participantes vão conhecer as riquezas e especificidades deste sistema lagunar único e tão importante para uma Natureza em alerta, através de um percurso em caiaque e barco solar.

O programa inclui um passeio no barco movido a energia solar da From Here Boats, empresa dedicada à sensibilização e educação ambiental, que partirá do centro de Faro com o acompanhamento científico de Sara Raposo, coordenadora do CIMA – Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve (Ualg).

Na edição deste ano, os Centros Ciência Viva do país, juntamente com mais de 70 entidades parceiras, organizam cerca de 400 atividades. No total, são 372 ações distribuídas por 601 datas, que acontecem por todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

O programa Ciência Viva no Verão, é organizado há 27 anos, e é dirigido aos estudantes do ensino secundário e profissional, o qual promove e apoia atividades de Verão, possibilitando aos estudantes terem contacto com a ciência em contextos científicos e tecnológicos profissionais, contribuindo para a promoção do ensino experimental da ciência e a atração dos jovens para a atividade científica.

MCTES