ANMP e Safemode criam Prémio para Promover a Segurança e a Saúde no Local de Trabalho

0
211
Prémio-Medicina-Trabalho

A Academia Nacional de Medicina de Portugal (ANMP), instituição científica nacional de referência, e a Safemode, empresa da Fidelidade que presta serviços de segurança e de saúde no trabalho, vão lançar o Prémio de Medicina do Trabalho da Academia Nacional de Medicina de Portugal e da Safemode 2023.

No valor de cinco mil euros, o Prémio científico visa distinguir, trianualmente, o melhor estudo científico no âmbito da Medicina do Trabalho, envolvendo resultados e contribuições de qualidade e relevância, publicado sob a forma de artigo, monografia ou livro, no triénio anterior e em que pelo menos um dos autores seja médico, com nacionalidade de país de língua oficial portuguesa.

A Administração da Safemode e da Fidelidade sentem-se particularmente satisfeitas com esta ligação à comunidade científica médica nacional, e com a possibilidade de darem um contributo efetivo para a promoção da Medicina e da Segurança no Trabalho, eixo primordial para a promoção da saúde e bem-estar nas Empresas e para a mitigação do risco laboral em complemento da atividade seguradora. 

O Presidente da Academia de Medicina, Prof. Dr. Duarte Nuno Vieira, considera que “A proteção e promoção da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores e a prevenção de riscos ocupacionais, através do desenvolvimento de locais de trabalho saudáveis, são objetivos basilares da Medicina do Trabalho, conferindo uma inquestionável importância, tanto para as empresas como para os trabalhadores e para a própria sociedade”.

O Prof. Dr. Duarte Nuno Vieira, reforça “O contexto pandémico que o mundo atravessou num passado recente, veio evidenciar e reforçar a enorme relevância de serviços de Medicina do Trabalho qualificados e dinâmicos, atentos ao progresso científico e tecnológico e às realidades sociais e laborais em continua mutação.

Sendo um domínio de tão grande importância, a verdade é que a Medicina do Trabalho não tem tido, entre nós, o reconhecimento que lhe é devido, não existindo também estímulos ao desenvolvimento de investigação científica nesta área, sendo que sem investigação não ocorre, verdadeiramente, progresso.

Nesse sentido, a criação deste Prémio em parceria com a Safemode, empresa sempre atenta à realidade, constitui um passo de extraordinária importância no sentido de dinamização de uma nova e mais abrangente perspetiva de atuação nestes domínios, capaz de conduzir a âmbitos de intervenção inovadores e cada vez mais qualificados, com impacto na minimização de riscos, na proteção das pessoas, das organizações e dos negócios.”

As candidaturas ao Prémio devem ser elaboradas em língua portuguesa ou inglesa, e devem ser submetidas até dia 30 de novembro de 2023 através do formulário disponível no site.

Os vencedores do Prémio de Medicina do Trabalho da Academia Nacional de Medicina de Portugal e da Safemode – 2023 serão anunciados durante o primeiro semestre de 2024.

CV&A