“Escola de Verão” dedicada à importância dos Geossistemas Costeiros decorre em Tavira

0
177
Escola-Verão-EDUCOAST-1

Está a decorrer no IPMA Tavira, desde  o passado dia 10, a “Escola de Verão” sobre “Serviços dos Geossistemas costeiros – O caso da Ria Formosa”. Este curso enquadra-se no âmbito do projeto “EDUCOAST- – Uma Estação de Investigação em Geociências Costeiras para a promoção da educação baseada na natureza”, e aborda a resiliência das ilhas-barreira e o sequestro de carbono pelos sapais. O curso conta com a participação de 17 formandos, nacionais e estrangeiros, com formação na área das Ciências do Mar.

A “Escola de Verão” teve ínicio formal no dia 11 com algumas palestras proferidas por investigadores convidados, que serviram de enquadramento  ao tema dos geossistemas e geodiversidade, seguidas de uma visita guiada de barco pela Ria Formosa (espaço lagunar e litoral). No dia 12, depois de uma palestra sobre o sequestro de carbono, os alunos tiveram oportunidade de fazer trabalho de campo, no sapal nas proximidades da Estação do IPMA, com recolha de sedimentos e vegetação e aquisição de parâmetros da água e topografia. Os dados recolhidos foram processados pelos alunos no laboratório, incluindo a análise de matéria orgânica e carbono, bem como a construção do perfil topográfico.

No dia seguinte, os alunos estiveram na ilha barreira e no espaço lagunar onde, para além da observação dos sistemas, tiveram oportunidade de aprender a trabalhar com várias técnicas: levantamento aerofotogramétrico, batimetria por feixe simples e caracterização das correntes com ADCP. O dia terminou com uma demonstração de um veículo submarino autónomo (AUV) sob a responsabilidade da equipa do LSTS. O dia seguinte foi dedicado ao processamento dos dados obtidos no dia anterior.

Sexta feira, dia 15, foi dedicada à projeção da evolução de ambiente de sapal e da ilha barreira em contexto de alteração climática (subida de nível médio do mar). A Escola de Verão terminará no sábado de manhã, com trabalhos de grupo e respetivas apresentações.

O projeto EDUCOAST é financiado pelo Programa Crescimento Azul das EEA Grants e assegura as despesas relacionadas com a frequência dos formandos. Para além do IPMA e FCUL, participam neste projeto a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e o Centro Ciência Viva de Tavira. Esta “Escola de Verão” contou também com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, Clube de Tavira, Clube Náutico de Tavira, Deimos e LS Engenharia Geográfica.

IPMA