PCP Portimão | PS chumba Moções que Beneficiariam os Portimonenses e os Algarvios

0
604
PCP-Portimão

O PS, num claro exercício de hipocrisia, votou contra três moções apresentadas pela CDU na sessão da Assembleia de dia 14 de dezembro, que exigiam medidas que visavam reforçar direitos constitucionais e inalienáveis da população; o direito à saúde e o reforço do Serviço Nacional de Saúde, o direito à mobilidade e ao transporte público. E por acréscimo melhorariam a vida dos algarvios e assegurariam o desenvolvimento da região.

As moções, que reproduzimos na íntegra, sobre o Hospital Central do Algarve, sobre a eliminação das portagens na Via do Infante, e sobre o investimento em infraestruturas e serviço de transporte ferroviário no Algarve, instavam a Assembleia Municipal de Portimão a tomar posição em defesa destes direitos e a exigir:

  • a transferência de verbas de dotação do Ministério das Finanças a favor da Administração Regional de Saúde do Algarve, necessárias à concretização do investimento no novo Hospital do Algarve, num modelo de construção e de gestão integralmente público; o fim da cobrança de portagens na A22 como passo para garantir o direito à mobilidade das populações, o combate às desigualdades no território e o e que o Ministério das Finanças assegure a transferência, em 2024, para a IP – Infraestruturas de Portugal, S.A. das verbas necessárias à realização dos investimentos necessários em infraestruturas e serviço de transporte
    ferroviário no Algarve como modernização e eletrificação; novas ligações ferroviárias; Concordância de Tunes; Ligação em Alta Velocidade- ligação Faro – Huelva – Sevilha sem dependência da ligação Lisboa – Évora – Beja – Faro; Serviço Intercidades – concretização do investimento necessário à disponibilização do serviço Intercidades até Vila Real de Santo António; Reabertura de estações ferroviárias; Manutenção e reparação de material circulante, considerando de forma adequada o investimento nas oficinas da CP na região e outros investimentos diversos.

  • O PS, no seu choradinho habitual considerou, além de extemporâneas as exigências, que “apesar de atrasos por condicionamentos” a eletrificação da linha férrea, timidamente lá começou. E que o Hospital Central, “bom, vamos lá a ver, vai ser lançado o concurso”, numa PPP obviamente!! E as portagens, “ah isso, estabeleceram umas reduçõezinhas no orçamento”. E também na sua fluente oratória lá preveniu que as exigências do PCP eram “pura ideologia” e que o PCP precisa de “mudar”.

  • Pois também de “pura ideologia” vive o PS de Portimão. A ideologia do “negócio da doença”, do “Prejuízo do público, para os amigos do privado”, veja-se o caso da PPP ruinosa da Via do Infante; esta, a ideologia do capital em detrimento do interesse público e da população, tira partido, também, na Assembleia Municipal de Portimão, da maioria absoluta do PS, cuja política,
    é oposta à necessidade de um Serviço Nacional de Saúde de qualidade, de um serviço de transportes de qualidade, que efetivamente cumpram as suas constitucionais missões e obrigações.
  • Da nossa parte, continuaremos a nossa “ideologia” de defesa dos interesses da população, da região e do País.

PCP Portimão