Eurocidade do Guadiana concede o Prémio de Cooperação Transfronteiriça aos Poetas do Guadiana

0
1055
Poetas-Eurocidade-Guadiana

Os Poetas do Guadiana receberão no próximo dia 9 de maio, Dia da Europa, o prémio de cooperação transfronteiriça que concede o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade do Guadiana, que nesse dia celebra o seu décimo primeiro aniversário.

A distinção reconhece o esforço de cooperação e integração deste grupo de autores de ambas as margens do rio.

Este prémio, concedido pela Assembleia da entidade pretende destacar que este grupo de poetas representa a essência da eliminação de fronteiras como barreiras e a fusão de culturas: autores de ambos os países recitam poemas, publicam os seus livros e organizam recitais nos dois lados do rio, apoiando a criação e a difusão de obras de um número elevado de autores.

Los Poetas del Guadiana tienen una trayectoria de más de una década y regalados sus versos no solo en las tres poblaciones de la Eurociudad, sino que habitualmente se han desplazado a otros lugares de Huelva y el Algarve para unir sus voces a algunos de los poetas más conocidos y alejados de otros formalismos o encorsetamientos. 

Os Poetas do Guadiana têm uma história de mais de uma década e têm dado os seus versos não só nas três localidades da Eurocidade, mas também para outros locais das regiões de Huelva e do Algarve para unir as suas vozes a alguns dos poetas mais famosos e conhecidos.

Com mais de meia centena de publicações, colecções como “Los libros del Estraperlo” ou “Cuadernos de la Barranca”, antologias, livros de autores, novelas ou publicações de poetas com uma trajectória mais reconhecida, são mais de uma centena de autores que viram as suas obras publicadas por este colectivo poético.

Em maio de 2021 foi publicada a obra “Póetica en la Eurociudad del Guadiana” no âmbito do projecto Euroguadiana  e coordenada por José Luis Rua.

Este livro foi apresentado online no Dia da Europa devido às restrições da pandemia. Nas suas páginas mais de 20 autores demonstram  a riqueza poética dos três municípios que constituem a Eurocidade do Guadiana.

Os Poetas do Guadiana também foram os protagonistas do documentário “El Guadiana, donde bajan las musas ibéricas”, que foi parte de uma serie de histórias transfronteiriças de coesão, realizadas em conjunto pelas agências EFE e Lusa para destacar alguns dos exemplos de convivência no entorno da Raya Ibérica.

A Eurocidade do Guadiana anteriormente atribuiu este prémio às empresas de transporte fluvial do Rio Guadiana pelo trabalho de coordenação entre ambos os países, e que mantem há décadas, mas também aos corpos policiais que trabalham no Centro de Cooperação Policial y Aduaneira na ponte internacional pelo trabalho e acções conjuntas que desenvolvem.

FM Eurociudad

Poetas-Guadiana
Poetas-Eurocidade-do-Guadiana