, cujas verbas rondam os 54 milhões de euros.
De acordo com a autarquia, “A aposta forte continuará a ser feita na Educação, sem desvalorizar outros sectores importantes para o concelho.
Em 2010, pretende-se concluir a Escola Básica que está em construção na zona da Chasfa, tal como concretizar a obra de ampliação da Escola de Moncarapacho, agora em fase de adjudicação. Iniciar-se-á ainda a ampliação da Escola do Bairro 28 de Setembro e a construção do pavilhão polivalente da Escola de Futebol. Também a Escola Secundária de Olhão vai ser modernizada e ampliada. Os investimentos nesta área deverão ascender aos 4,5 milhões de euros.
Desta forma, o concelho de Olhão ficará com um Parque Escolar de grande qualidade e com uma das maiores capacidades de resposta do País ao nível das necessidades de pré-escolar e 1º ciclo, meta de que a Autarquia muito se orgulha de conseguir cumprir.
Planear o concelho é outra das grandes metas do ano 2010, com um conjunto de acções importantes. Será elaborado um Plano Estratégico que tem como horizonte o ano de 2025, ou seja, o futuro será planeado com sentido e com ideias amadurecidas e a médio prazo. Em 2010 proceder-se-á igualmente à revisão do PDM de Olhão e dos Planos de Pormenor para os principais aglomerados urbanos do concelho.
Já existem candidaturas aprovadas e financiadas por fundos comunitários para a Regeneração Urbana da Zona Histórica e Frente Ribeirinha e intervenções no âmbito do Programa Algarve Central. Com cerca de 4 milhões de euros aprovados em fundos comunitários, será possível mudar a face daquela importante zona da cidade.
Refira-se igualmente os benefícios que a variante Norte à cidade de Olhão – cujos trabalhos preliminares já estão em marcha e que deverá ficar concluída em cerca de três anos – ou as intervenções no âmbito do Programa Polis, que vão permitir requalificar ambientalmente a Ria Formosa, com o desassoreamento de barras e canais e o reforço do cordão dunar. Estão também previstas beneficiações nas zonas ribeirinhas, poente e nascente de Olhão, zona ribeirinha da Fuseta e Praia dos Cavacos.
Outras obras de grande importância, como o Centro de Inovação e Desenvolvimento, o Centro de Criação Artística, o Porto de Abrigo da Fuseta, os melhoramentos do Porto de Pesca de Olhão ou as concessões de exploração do Porto de Recreio e dos Estaleiros Navais, conhecerão importantes desenvolvimentos em 2010.
A solidariedade continuará a ser outro dos objectivos do Município de Olhão, com os apoios aos mais desfavorecidos, seja com subsídios para o pagamento das rendas das suas casas, com cabazes alimentares ou com material escolar e refeições para os alunos mais carenciados do Ensino Básico e bolsas de estudo para os jovens olhanenses que querem prosseguir os seus estudos universitários.
Estes e outros desígnios, entende o Executivo camarário, vão permitir continuar a transformar Olhão numa cidade de referência e cada vez mais ligada à Ciência e ao Saber”.


