Pela primeira vez, na nossa história política, tal conjunto de nobres cerimónias terão lugar na capital do Algarve.
Durante os dias 9 e 10 de Junho próximo uma dezena de actos de Estado dará a Faro o cunho e a grandeza que o orgulho patriótico em todos suscita.
Os órgãos de soberania da República portuguesa, o corpo diplomático, as altas patentes militares, as ordens honoríficas e distintos cidadãos do maior relevo nacional estarão em Faro.
Nos dias anteriores terão lugar algumas festas e eventos com a participação de bandas militares e outros actos que a seu tempo se divulgarão.
A recepção no salão nobre dos Paços do Concelho, o banquete oficial, o desfile militar, a condecoração de individualidades e outros acontecimentos marcarão a cidade, nos seus lugares mais históricos e simbólicos.
Serão envolvidas as escolas, os artistas e as associações culturais, no espírito das comemorações, havendo lugar para o contributo de todos, o que se deseja e desde já se agradece.
A partir de agora uma equipa da Câmara Municipal irá trabalhar em estreita colaboração com o Palácio de Belém apoiando o delinear do programa definitivo, o qual decorrerá com a solenidade que as circunstâncias impõem.
Saudamos com gratidão o gesto do Senhor Presidente da República em honrar Faro com esta escolha e tudo faremos para estar à altura deste desafio à capacidade desta cidade e de todos os farenses.
A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal manifestam reconhecimento pela escolha e tudo farão para receber com a maior dignidade todas as altas figuras do Estado Português.
Contamos com a cortesia e a simpatia de todos os farenses para uma exemplar recepção e para uma honrosa estadia de todos os convidados entre nós”.