A DECO INFORMA…
Avaliámos o efeito do uso do gasóleo. Testámos 4 combustíveis: Galp Gforce, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, os líderes de mercado nos seus segmentos.
Low-cost, regular ou premium, 12 mil quilómetros depois, é tudo igual ao litro. Os 4 carros que utilizámos exibiram consumos muito idênticos e, no interior do motor, não vislumbrámos diferenças relevantes nos depósitos.
Em matéria de consumo, medimos uma diferença sem significado: 0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2 por cento. Por exemplo, a pressão incorrecta nos pneus aumenta o consumo em 5 por cento, o que equivale a mais 0,33 l/100 quilómetros.
Se o impacto é igual, porquê pagar mais? A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma acção enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal. As promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior protecção do motor com poupanças futuras não passam de marketing para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro.
É urgente criar um regulador para o sector que defenda os consumidores e fixar coimas realmente eficazes. Basta de alegações enganosas e práticas lesivas. Já denunciámos o caso às autoridades e vamos entregar um abaixo-assinado ao Ministro da Economia.
Poderá preencher este abaixo-assinado através do site www.igualaolitro.pt, nas instalações de Delegação da DECO Regional mais próxima ou ainda participando através do contacto 800 203 370. Contamos com o apoio de todos.