Albufeira marcou presença no Salon D’Ile de France

0
218
Salon de France Albufeira 1

Mais voos, maior número de turistas, investimento crescente no setor imobiliário. São aspetos que se associam a um mercado francês que está em pleno crescimento na região do Algarve.

A Câmara Municipal de Albufeira tem este mercado identificado há muito e, em parceria com a APAL, tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas que visam obter importantes dividendos para a economia local. A participação no “Salon de Maires D’Ile de France” faz parte dessa estratégia. O objetivo passa pelo aprofundamento de relações com os municípios franceses, ancorados numa parceria com a Associação Cívica, entidade que representa autarcas de origem portuguesa ou lusodescendentes, eleitos nos órgãos autárquicos daquele país.

No passado mês de novembro e no âmbito da participação da APAL no IFTM – International French Trade Market, a Câmara Municipal de Albufeira iniciou contactos com a Associação Cívica que representa autarcas luso-portugueses eleitos nos órgãos autárquicos de França, com o objetivo de propor a organização de programas de férias direcionados para a chamada “Capital do Turismo”.

Em França, as autarquias organizam diversos programas para os seus cidadãos e são os autarcas que escolhem cada destino. Num país em que a comunidade lusa tem um peso inegável, a presença de diversos portugueses e lusodescendentes em importantes lugares de decisão política pode contribuir para concretizar este importante objetivo.

É neste cenário que surgem os primeiros contatos com a Cívica, que representa mais de 4 mil autarcas em diferentes municípios franceses. Da estratégia acordada, ficou definida a presença de Albufeira no Salon de Maires D’Ile de France, evento organizado pela AMIF – Association de Maires d’Ile de France, que junta cerca de 1250 municípios da Grande Paris. O evento decorreu  entre os dias 28 e 30 de março no Paris Event Center.

O Salão junta diversos fornecedores de bens e serviços a municípios, tendo Albufeira marcado presença através de um stand com informação sobre o concelho, num espaço colocado junto ao stand da CIVICA, o que permitiu criar sinergias entre ambos os participantes.

Não se tratando de uma feira turística, a participação permitiu mostrar Albufeira como destino para acolher os diversos programas organizados pelas Autarquias Francesas e que são destinados a funcionários, jovens e idosos.

Ao longo do evento foram inúmeros os contactos efetuados pela comitiva liderada pelo Presidente da autarquia, Carlos Silva e Sousa, e pelo Vice-Presidente da APAL, Vítor Vieira. O autarca de Albufeira teve oportunidade de estar presente em diversos momentos de relevo, com particular destaque para o “Cocktail Lusófono” que decorreu no stand da CIVICA e para o “Cocktail Lisboeta” apresentado no stand da AMIF, onde Carlos Silva e Sousa teve a possibilidade de fazer a apresentação do destino e onde sublinhou as potencialidades de Albufeira ao nível da qualidade das praias, das infraestruturas hoteleiras existentes e das acessibilidades, tendo ainda destacado a cultura e a gastronomia como fatores de atratividade.

Refira-se que a Cívica é liderada por Paulo Marques, um autarca lusodescendente eleito na cidade francesa de Aulnay-sous-Bois que, com 83 mil habitantes é a terceira em população do distrito de Seine-Saint-Denis e a sétima da Grande Paris.

Nas últimas eleições autárquicas, a Cívica contabiliza cerca de 10 mil candidatos de origem portuguesa.

Paulo Marques conhece bem Albufeira, onde costuma passar férias em família e defende que “a cidade e a região têm todas as condições para acolher mais turistas vindos de França sendo importante esta aproximação junto dos portugueses e luso-descendentes que se identificam com o nosso país e que têm uma palavra a dizer no aprofundamento das relações económico-sociais com outras comunidades”. O autarca considera que “esta é uma oportunidade de trabalharmos a um nível bastante direto, envolvendo autarquias e entidades ligadas ao Turismo, para aproximarmos os dois países”.

Carlos Silva e Sousa destacou “a grande abertura demonstrada nos diversos contactos levados a cabo que podem e devem ser aprofundados para que se criem novas oportunidades de negócio para a economia de Albufeira, mas também uma maior aproximação a um país que está identificado connosco pelo imenso património que partilhamos” O autarca confirmou a visita de um conjunto de autarcas da Ile de France a Albufeira, que será “preparada em conjunto com a Cívica e a AMIF, para que possamos mostrar o melhor do nosso território, dos nossos equipamentos, dos nossos costumes e tradições, de maneira a que Albufeira possa ser uma alternativa credível e vencedora, enquanto destino turístico nesta zona”.

A referida visita a Albufeira será destinada a autarcas ligados à Cívica e à AMIF com poder de decisão relativamente à escolha de destinos para os programas de férias organizados a nível municipal, e acontecerá durante o mês de outubro.Salon de France Albufeira 1Salon de France Albufeira 2Salon de France Albufeira 4Salon de France Albufeira 5Salon de France Albufeira 6Salon de France Albufeira 7Salon de France Albufeira 8Salon de France Albufeira 9Salon de France Albufeira 11Salon de France Albufeira 12Fonte: GCRPRI da CM de Albufeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui