Matchmaking, parece um palavrão, mas não é… Consiste numa estreita cooperação de, e entre empresários, para constituição de parcerias entre os agentes turísticos envolvidos. A Odiana convida a discutir e constituir, com os empresários, pacotes turísticos que «vendam» o Baixo Guadiana lá fora.
Dia 28 de abril, pelas 14h30, as portas da Odiana, no âmbito do seu ciclo de sessões empresariais, abrem-se novamente, mas desta vez com um objetivo muito concreto: Facilitar processos de cooperação entre agentes turísticos do Baixo Guadiana. A finalidade, após já 4 sessões de trabalho, é juntar os setores de alojamento, restauração, animação turística e agroalimentar e começar a formar parcerias e constituir produtos turísticos integrados. Pretende-se dar acréscimo de valor às empresas e incremento da capacidade de, em conjunto, apresentarem ofertas turísticas estruturadas que respondam à procura internacional.
Para já, e decorrentes dos resultados alcançados pelo «Estudo sobre o Potencial do Setor Turístico do Baixo Guadiana nos Mercados Internacionais», apresentado no passado dia 31 de março na Casa do Sal em Castro Marim, estão em cima da mesa dois programas turísticos inovadores: o «Experience Guadiana» e o «Taste Guadiana». Ambos foram delineados com o objetivo primordial de aproveitar o potencial do turismo de natureza e agroalimentar do território e agregar-lhes serviços, qualidade e ofertas variadas.
O convite está feito numa lógica de promoção do Baixo Guadiana no estrangeiro. Trata-se da oportunidade ideal para dinamização dos negócios locais, cooperação empresarial e finalmente, trabalhar com os empresários para constituir pacotes turísticos apelativos e priorizando os serviços das empresas existentes. Trata-se de uma oportunidade única para constituir grupos de trabalho focados nos recursos concretos do Baixo Guadiana. A metodologia é simples: dialogar e trabalhar em conjunto. Os benefícios: o território é promovido e «vendido» lá fora; as empresas dinamizam o seu negócio; são criadas sinergias que promovem o desenvolvimento do território.
O convite está feito. Para participar basta inscrever-se em: https://goo.gl/tLQYoV Trata-se de um formulário de Inscrição obrigatória disponível até 20 de abril.
A destacar que esta sessão decorre no âmbito do projeto «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)» cuja meta é conhecer o posicionamento da oferta nos mercados internacionais e concertá-la com o setor empresarial da região. Um projeto focado num turismo sustentável e que pretende combater a sazonalidade e as assimetrias entre o litoral e as baixas densidades. A sessão é dirigida pela Odiana em conjunto com a S.P.I., empresa responsável pela implementação do projeto.
A salientar que esta iniciativa acontece com o selo da Odiana e surge no seguimento das aprovações da Odiana no âmbito dos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020, nomeadamente o «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)» – Internacionalização.
Quaisquer dúvidas por favor contactem: 281 531 171 e/ou [email protected]Fonte: DC da Associação Odiana