Participação conjunta de vários produtores algarvios, promove Vinhos do Algarve em importante evento vitivinícola em Lisboa.
Após o sucesso que foi a edição de 2016 do Mercado de Vinhos com o destaque do evento a ser dado à região do Algarve que ocupou a zona central da antiga arena de touros, o Algarve regressou a este importante evento promocional de vinhos em Lisboa, que tem por mote: Pequenos produtores, Grandes descobertas, realizado nos dias 20 a 22 de outubro no Campo Pequeno.
A presença nesta edição decorreu numa área de mostra e exposição dedicadas em exclusivo aos Vinhos do Algarve, numa iniciativa da CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve, que contratualizou o espaço e convidou todos os produtores a participarem na mostra dos seus Vinhos do Algarve. Os oito produtores que aceitaram o desafio e deram a conhecer os seus vinhos foram: Quinta do Francês; Convento Do Paraíso; Monte do Além; Quinta da Malaca; Morgado do Quintão; Marchalégua/Borges da Silva; Paxá Wines e Cabrita Wines.
Todos estes participantes foram unânimes em considerar a iniciativa da CVA, de reunir vários produtores numa área dedicada ao Algarve, muito positiva porque, não só possibilitou a redução de custos no evento, como também contribuiu para reforçar a imagem global da região.
Para Leonor Frazão, enóloga no Convento do Paraíso “a participação faz todo sentido porque o evento pretende proporcionar aos visitantes grandes descobertas de vinhos, provenientes de produtores mais pequenos, o que se enquadra na filosofia da marca”. Já José Cabrita refere que “pretende que os vinhos Cabrita ganhem mais visibilidade no mercado de Lisboa e que com isto consiga uma melhor relação comercial e de distribuição nesta zona do país”. Pelo mesmo diapasão afina Joaquim Lopes da Paxá Wines que destaca a notoriedade que o certame permite: “não é pelas vendas que estamos aqui, mas sim pela visibilidade que se obtém, não só o Algarve, como os nossos vinhos, sobretudo quando apresentamos algo exclusivo e único do Algarve que é a casta Negra Mole, do qual temos um varietal, e que está a ser um sucesso na recetividade”. Aníbal Neto, que representou a Marchalégua e Borges da Silva, reforça a importância da promoção dos vinhos em Lisboa referindo-se à “crescente importância deste mercado que para além do seu consumo, está igualmente a crescer, e muito, na captação de turistas, tornando-se um complemento ideal de proximidade ao mercado do Algarve”.
O Mercado de Vinhos do Campo Pequeno já vai na sua 7ª edição, tendo conseguido o reconhecimento como evento de referência no panorama vitivinícola nacional, reunindo mais de 120 produtores nacionais, não só de vinho mas de outros setores do agroalimentar.
O conceito base do certame é proporcionar aos visitantes a descoberta de vinhos diferentes e pouco divulgados ou conhecidos, conforme destaca Teresa Gomes – assessora técnica do evento – referindo-se aos Vinhos do Algarve como uma agradável surpresa para todos os visitantes que aqui passam pois tem vinhos deliciosos”.
Poder-se-á pensar que está a ser simpática na sua apreciação, pelo que rapidamente acrescenta que “esta perceção resulta das visitas de provas que tenho feito pelo recinto, com diversos grupos, e que ao passar pela zona do Algarve as pessoas se mostram surpreendidas com a participação alargada da região e que ao provarem os vinhos ficam positivamente satisfeitas com a experiência.”
Dada a recetividade geral e boa aceitação da participação dos Vinhos do Algarve no Mercado de Vinhos do Campo Pequeno, em Lisboa, está prevista a presença na próxima edição de 2018 em condições a avaliar e definir pela CVA e produtores algarvios, no sentido de continuar a prestigiar a presença dos Vinhos do Algarve no certame.Fonte: CVA