Irá decorrer, no próximo dia 23 de junho, às 15h00, no Museu Municipal de Faro, a apresentação do livro “António Ramalho Ortigão e a Coleção de Azulejaria do Museu Municipal de Faro”.
A obra apresenta um conjunto de peças correspondente a uma excepcional coleção de azulejos, datados dos séculos XVI a XX, oferecidos ao Museu Municipal de Faro, em junho de 1963, pela família de António Macedo Ramalho Ortigão, após a sua morte. Filho ilustre de Faro e um distinto oficial da Marinha, António Ramalho Ortigão tem o seu nome ligado aos museus e à cultura.
O livro, que resulta de um trabalho de investigação desenvolvido por Marco Lopes (Diretor do Museu Municipal de Faro), Alexandre Pais e Constança Azevedo (Conservadores do Museu Nacional do Azulejo), tem o seu lançamento marcado para as 15h00.
A publicação, editada pela autarquia de Faro e apoiada pelo Montepio, recebeu uma Menção Honrosa em 2017 pelo Prémio SOS Azulejo na categoria de Investigação em História de Arte.
A sessão contará com a presença institucional do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Montepio, da família do ilustre farense Ramalho Ortigão, de representantes da Marinha, que ainda hoje preserva a sua memória no museu marítimo da capitania, e dos investigadores do Museu Nacional do Azulejo.
Não perca a apresentação de mais uma fascinante coleção do Museu Municipal de Faro.
Fonte: GRP da CM Faro