O Dia Nacional do Bombeiro Profissional foi assinalado pelo 11º ano consecutivo esta terça feira, 11 de setembro. A cidade anfitriã foi Olhão, tendo a autarquia apoiado a organização da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP).
A cerimónia, que decorreu no Jardim Pescador Olhanense, foi presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, e contou com a presença de 262 homens e mulheres, em representação de 32 Corpos de Bombeiros: Sapadores de Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Faro, Setúbal, Funchal e Coimbra; Municipais de Santarém, Coruche, Cartaxo, Viana do Castelo, Loulé, Olhão, Figueira da Foz, Machico e Santa Cruz e Voluntários do Barreiro, Viseu, Amadora, Estremoz, Viana do Castelo, Portimão e Albufeira e Câmara de Lobos, a que se juntaram mais sete corporações da Região Autónoma dos Açores.
Os pontos altos da cerimónia aconteceram com a homenagem aos bombeiros falecidos no desempenho da sua missão, a entrega de medalhas aos bombeiros profissionais e a entrega da Medalha de Mérito da ANBP ao presidente da autarquia, António Miguel Pina.O Dia Nacional do Bombeiro Profissional foi assinalado pela primeira vez a 11 de setembro de 2008, e é promovido pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais. A escolha desta data prende-se com a intenção de homenagem a todos os bombeiros que perderam a vida na sequência dos atentados às Torres Gémeas, em Nova Iorque, Estados Unidos, em setembro de 2001.


