MCTES | Observatório do Alojamento Estudantil já Disponível Online

0
422
MinisterioCTES1

O Observatório do Alojamento Estudantil permite auxiliar os estudantes do ensino superior na procura de alojamento. Com esta nova ferramenta as famílias passam a dispor, em tempo real, de informação validada sobre a oferta de alojamento disponível em cada concelho, incluindo aqueles em que a pressão imobiliária mais se faz sentir.

A partir deste sábado, 4 de Julho, os dados do Observatório do Alojamento Estudantil podem ser consultados em www.student.alfredo.pt, sendo monitorizados mensalmente cerca de 150 mil anúncios. A análise da oferta privada de alojamento é feita através da recolha de fontes públicas de informação, tais como portais imobiliários e de agências do setor, num total de mais de 20 plataformas distintas. O tratamento da informação baseia-se na recolha, diária, da oferta de alojamento privado, que se traduz neste momento em 13 541 quartos, distribuídos por 163 concelhos e 452 freguesias. Para complementar a análise da oferta privada, é também apresentada a rede de residências públicas de estudantes, que engloba mais de 15 mil camas.

Tendência dos preços do alojamento estudantil nos últimos meses

Segundo os dados agregados pela plataforma à data de 01/07/2020, desde Outubro de 2019, o preço médio dos quartos desceu 8,3% em Lisboa (de 382 euros para 350 euros), desceu 9,4% no Porto (de 306 euros para 277 euros) e desceu 24,6% em Braga (de 296 euros para 223 euros). A oferta privada de alojamento para estudantes conta com 5456 quartos em Lisboa, 1798 no Porto e 296 em Braga.

Estão a ser planeadas várias ações, para que cada estudante disponha, em tempo real, de informação validada sobre a oferta de alojamento disponível em cada concelho. O Observatório de Alojamento Estudantil, inscreve-se precisamente nesta área de ação, com a vantagem de atuar em vertentes diferentes. Está ainda prevista a introdução de novas funcionalidades no Observatório do Alojamento, nomeadamente a especificação da tipologia dos quartos disponíveis, aprofundamento da caraterização do alojamento e disponibilidade em tempo real de vagas nas residências públicas.

Assim, este novo instrumento servirá para apoiar os estudantes deslocados e suas famílias na procura de alojamento já no próximo ano letivo de 2020/2021, com início das aulas presenciais em Setembro, nomeadamente promovendo a transparência do mercado, numa perspetiva de regulação informal que decorre exatamente da sua utilização.

Este projeto surge por iniciativa da área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior em parceria com a Alfredo Real Estate Analytics, uma startup portuguesa de Inteligência Artificial e Big Data focada no mercado imobiliário. A plataforma surge também da colaboração de diferentes intervenientes no mundo académico, designadamente Associações de Estudantes e Serviços de Ação Social das Universidades e Instituto Politécnicos.

Metodologia usada no cálculo dos preços médios

O cálculo das estatísticas apresentadas é feito através de um processo encadeado de operações de modo a assegurar a melhor aproximação matemática dos valores reais de mercado. São identificadas as várias plataformas em que um determinado quarto está a ser promovido, identificando as duplicações, de modo a não enviesar as estatísticas e contagens da oferta e são eliminados todos os dados incorretos ou que tenham valores atípicos. Todos estes procedimentos são executados diariamente de maneira a garantir que a informação está atualizada e representa, em tempo real, as condições de mercado.

MCTESMinisterioCTES1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.