A Festa da Espiga foi a vencedora regional das 7 Maravilhas da Cultura, numa cerimónia que decorreu segunda Feira dia 06 de Julho de 2020 à tarde, em direto no canal 1 da RTP, numa emissão a partir de Monchique. Aproveite agora, para recordar a reportagem da Mais Algarve, que fizemos na altura. De 30 de Maio a 01 de Junho, a freguesia de Salir celebrou mais uma edição da Festa da Espiga, com um programa cheio de atividades culturais, desportivas e gastronómicas, dividido em três noites temáticas: Noite da Espiga (30 de maio), Noite Popular (31 de maio) e Noite Jovem (01 de junho).
As festividades arrancaram na Quinta-Feira da Espiga, dia 30 de maio, data em que se assinalou também o Dia do Município de Loulé, da parte da manhã com um Passeio BTT e Passeio Pedestre. Da parte da tarde abriu o espaço de tasquinhas dedicado aos Manjares e Petiscos Serranos, seguindo-se a inauguração da exposição de produtos regionais aonde estiveram presentes artesãos da Serra do Caldeirão, com os mais variados produtos desde artesanato a produtos agroalimentares.
O ponto mais importante da Festa aconteceu às 16h00 de quinta feira, dia 30 de Maio, com o tradicional desfile etnográfico que representou, uma vez mais, toda a atividade agrícola desta freguesia rural. As noites foram preenchidas com muita música, tendo como principais destaques as presenças de: Sons do Minho (30 de maio), David Antunes (31 de maio) e Karetus (01 de junho).