Lagos | Taça de Portugal de Petanca 2022

0
854
Lagos-Taça-Portugal-Petanca-1

A cidade vai receber, no próximo domingo, dia 24 de julho, a Taça de Portugal de Petanca 2022, prova rainha da modalidade que trará a Lagos cerca de 350 participantes e os melhores atletas do país. No mesmo fim-de-semana acontecem, também, a fase final do Campeonato de Tiro de Precisão e a Taça Cidade de Lagos.

Promovida pela Federação Portuguesa de Petanca, a Taça de Portugal conta com a organização local do clube CCDT CML, o apoio da Associação de Petanca do Barlavento Algarvio e a comparticipação financeira do município, prevendo-se uma participação de 300 a 350 atletas oriundos de todo o território nacional. Os jogadores terão à sua espera 85 campos instalados junto ao Estádio Municipal. A prova será disputada a partir das 9h00, logo após a cerimónia oficial de abertura, por equipas de tripletes masculinos e dupletes femininos.

Aproveitando a presença em Lagos, pela primeira vez, de tantos atletas de topo, no dia 24 de julho será realizada, igualmente, a Taça Cidade de Lagos com a participação das equipas eliminadas na Taça de Portugal.

Sinal do interesse crescente que esta modalidade desportiva suscita no concelho é, ainda, a escolha de Lagos como local de realização da fase final do Campeonato Nacional de Tiro de Precisão, prova que será disputada no dia anterior (sábado, 23 de julho, pelas 14h30) por atletas individuais, masculinos e femininos, perfazendo, assim, um fim-de-semana em terras algarvias completamente dedicado à Petanca.

A entrega de prémios das várias provas está agendada para as 18h00 de domingo, dia 24.

O CCDT CML desenvolve esta prática desportiva na vertente federada, com participação em competições oficiais, e na vertente de lazer promovida junto dos associados. Nos planos de curto prazo desta associação está o projeto de reforço da formação junto das camadas mais jovens.

Informação Complementar:

O que é a petanca?

A petanca é um jogo de origem francesa, criado no princípio do século XX. O seu nome deriva da expressão “pieds tanqués”, que significa pés juntos. Jogada em todo o sul da Europa, a petanca foi trazida para Portugal na década de 80 pelos emigrantes, e é no Algarve, onde a prática é comum e bastante conhecida, que tem maior aceitação.

Mais do que apenas um jogo, é já considerada um desporto, e existem Federações Nacionais que regulamentam a sua prática. É uma atividade de grupo, que se pratica em equipas de número variável de jogadores – triplas (3×3, com 2 bolas cada um) e duplas (2×2, com 3 bolas cada um) – ou individualmente (1×1, com 3 bolas cada um). O jogo consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas, com o objetivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira (cochonette), lançada previamente por um jogador.

A petanca tem a vantagem de não ser uma atividade cara e de se poder praticar em qualquer terreno plano, de preferência arenoso, e por qualquer pessoa. Homens ou mulheres, velhos ou novos, fortes ou fracos, todas as pessoas podem “atirar as bolas”. A petanca não conhece nem sexo, nem idade, nem estatuto social.

Desporto simples, exercita, contudo, capacidades mentais e físicas que vão para além das exigidas num passatempo banal. Os praticantes desenvolvem concentração, habilidade, inteligência, paciência, estratégia e resistência muscular.

Fonte: Federação Portuguesa de Petanca

CM Lagos

Lagos-Taça-Portugal-Petanca