ARCA | ‘Festival Contos de Liberdade 2022’

0
850
Contos-Liberdade-1

Após 2 anos de interregno, o Festival de narração oral Contos de Liberdade está de volta. Entre os dias 19 e 21 de outubro, os Contos de Liberdade irão passar por Tavira, Faro e São Brás de Alportel, levando narradores, músicos e histórias para todas as idades a escolas, bares e bibliotecas.

O Festival Contos de Liberdade é organizado pela ARCA – Associação Regional e Cultural do Algarve, em parceria com a Associação Rock da Baixamar. Esta é a 21ª edição do Festival, o qual ao longo de todas as suas edições tem criado momentos de partilha, escuta e reflexão através de histórias e artistas do mundo inteiro. Este ano não é excepção, contando com a participação de narradores nacionais e internacionais.

Esta edição do Festival Contos de Liberdade foi pensada e programada para aproximar o público escolar da narração oral. Assim, o festival irá levar contadores de histórias e músicos até aos agrupamentos escolares dos concelhos algarvios de Tavira, Faro e São Brás de Alportel.

No dia 19 de outubro, os Contos de Liberdade arrancam o seu périplo pelas escolas, tendo lugar sessões de contos para alunos das escolas do concelho de Tavira.

No dia 20 de outubro, após uma passagem pelo agrupamento de escolas Pinheiro e Rosa durante a parte da manhã, onde o narrador Luís Correia Carmelo irá realizar sessões de contos e Fernando Guerreiro fará uma apresentação do espetáculo de poesia GUME, pelas 21h00, terá lugar no bar Maktostas, no coração da cidade de Faro, a apresentação do livro Bendito e louvado, conto contado, uma coletânea de contos da tradição oral portuguesa organizados por Benita Prieto e ilustrados por Sofia Paulino. Este livro conta com a participação de 14 contadores de histórias portugueses que foram convidados a passar para o papel alguns dos contos tradicionais que fazem parte do seu repertório. Na apresentação do livro estarão presentes Benita Prieto, coordenadora da edição, Paulo Correia, especialista em narração oral e autor do prefácio, bem como Fernando Guerreiro e Luís Correia Carmelo, ambos autores de duas das histórias presentes no livro.

O festival encerra no dia 21 de outubro, com a visita de contadores de histórias a escolas do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel. Pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro, terá lugar uma sessão de contos a cargo de Benita Prieto e Fernando Guerreiro.

Segundo Fernando Guerreiro, presidente da ARCA: “É com grande alegria que estamos novamente a levantar o Festival Contos de Liberdade. Estes dois últimos anos foram de distanciamento e, por isso mesmo, queremos trazer muitas histórias e formas de contar para que nos voltemos a aproximar.”

O Festival Contos de Liberdade conta com o apoio da Direção Regional da Cultura do Algarve no âmbito do Programa de Apoio à Ação Cultura 2022, um apoio financeiro concedido aos agentes culturais do Algarve, o qual pretende corrigir as assimetrias no acesso à fruição cultural.

Para mais informações sobre o programa dos Contos de Liberdade, consulte a página Facebook da ARCA em:

https://www.facebook.com/arcaalgarve

ARCA

Contos-Liberdade-