Feira “Vinhos & Sabores” com o maior número de Expositores de sempre

0
651
Feira-Vinhos-Sabores-2

A feira “Grande Escolhas | Vinhos & Sabores“, que teve lugar no Pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL), entre 8 e 10 de outubro registou, durante os três dias de evento, mais de 15 mil participantes, com a maior presença de sempre de expositores, num total de 270 stands, com cerca de 400 produtores.

A afluência de público correspondeu às nossas expectativas, registou-se uma maior afluência de visitantes no sábado e domingo embora o dia de 2ª feira, dedicado aos profissionais, tenha surpreendido pela positiva, tanto em termos quantitativos como pela qualidade dos participantes e sua importância para o setor, como restaurantes, garrafeiras, wine bares, sommeliers e pequena distribuição, entre outros profissionais da área. Tivemos o maior número de visitantes profissionais de sempre, o que superou em muito as edições anteriores”, afirma João Geirinhas, diretor de negócio da revista Grandes Escolhas, fazendo um balanço sobre o certame. “O evento afirmou-se, assim, mais uma vez, como a maior feira profissional do setor em Portugal”, acrescenta.

Na edição deste ano, esteve em destaque o espaço dedicado à gastronomia, numa parceria entre a Grandes Escolhas e as Edições do Gosto, na qual foram confeccionadas cerca de 550 refeições de arroz pelos três chefes presentes – Vítor Adão, José Júlio Vintém e Hélio Gonçalves – o que conferiu sucesso e novidade ao espaço de restauração criado para esta edição e que, claramente, veio reforçar a qualidade da oferta gastronómica da feira.

O certame contou ainda com a presença de convidados estrangeiros, jornalistas, sommeliers e compradores, que tiveram oportunidade de assistir a várias masterclasses e fazer contacto com muitos produtores nacionais, que puderam aqui apresentar os seus projetos a profissionais do setor oriundos de vários países da europa, que marcaram presença na feira, a convite da organização.

As provas especiais foram outro dos momentos chave do evento que, com grande adesão, quase todas as sessões esgotaram a lotação.

“Houve um grande investimento da nossa parte para ter uma feira com melhores condições para quem nos visita, com maior comodidade, no geral. As empresas tiveram uma resposta positiva em aderir ao evento. Registou-se um acréscimo de 15% de produtores em relação à edição anterior. O feedback do público foi muito positivo e notámos que as empresas aproveitaram esta oportunidade para conhecer o que o mercado está a oferecer e, em alguns casos, para decidirem as compras que vão fazer no ano seguinte”, refere João Geirinhas. “A próxima edição promete voltar com a mesma ou mais qualidade apostando, de forma mais aprofundada e desenvolvida, na presença de convidados estrangeiros, de forma a mostrar o que de melhor Portugal tem em termos de vinho. Também a oferta gastronómica com a presença de três chefes a cozinhar em simultâneo, que foi novidade este ano, é de manter e diversificar ainda mais”, conclui.

A próxima edição da Grande Escolhas | Vinhos & Sabores já tem data marcada para 14, 15 e 16 de outubro de 2023, no mesmo local (FIL).

Chefs Agency