VRSA | “Rota Literária Saramago no Algarve”

0
760
Rota-Literária-Saramago

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e o Município de Vila Real de Santo António assinalam, este sábado, dia 26 de novembro, o centenário do nascimento do Prémio Nobel da literatura José Saramago com o lançamento da «Rota Literária Saramago no Algarve» e a inauguração da exposição «Viagem fotográfica ao Algarve».

A iniciativa terá lugar às 16h00, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, e contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Algarve.

A «Rota Literária Saramago no Algarve» foi concebida por Diego Mesa, a partir do seu livro Viagem ao Algarve, inspirado em Viagem a Portugal de José Saramago e desenvolvida em colaboração com a associação 1/4 Escuro – Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António, tendo por objetivo a criação de um conjunto de itinerários literários complementares aos existentes no Algarve.

A Associação 1/4 Escuro realizou uma recolha fotográfica dos locais visitados por Saramago, aquando da sua visita ao Algarve, em resultado da sua obra Viagem a Portugal.

A exposição «Viagem fotográfica ao Algarve» será exibida, posteriormente, nos outros 12 concelhos do Algarve, abrangidos pela viagem de Saramago (Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão e Portimão, Silves, Tavira e Vila do Bispo), e também pelos Ayuntamientos de Lepee de Ayamonte, em Espanha.

Estes projetos constituem uma oportunidade para dar a conhecer um território que inspirou vários escritores, nomeadamente os lugares, os monumentos, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também de promover o Algarve como destino de turismo literário.

CM VRSA

Rota-Literária-Saramago