SPV vai Premiar os Melhores “Artistas da Reciclagem” deste Carnaval

0
555
Ponto-Verde-Carnaval

Máscaras e fatos originais feitos a partir dos diferentes materiais de embalagens recicláveis: é o desafio deste Carnaval feito pela Academia Ponto Verde, projeto educativo da Sociedade Ponto Verde, aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

As candidaturas estão abertas até dia 27 de fevereiro.

Embalagens de plástico, metal, pacotes de bebidas, vidro ou papel e cartão são a matéria-prima que os “artistas da reciclagem” podem usar para participar nas duas categorias do concurso: “A Melhor Máscara”, onde estão incluídas a conceção de roupas, adereços e máscaras faciais, e “A Melhor Festa ou Desfile de Carnaval”, onde os alunos podem criar o seu próprio evento, subordinado a uma só regra: o tema tem de estar relacionado com a “Sustentabilidade Ambiental”.

Para a seleção dos vencedores serão considerados quatro critérios de avaliação: a utilização de materiais reciclados ou reutilizados; a identificação do tema abordado (como por exemplo, as alterações climáticas ou a preservação dos oceanos e das florestas); a criatividade e o cumprimento do regulamento – que se encontra disponível no site da Academia Ponto Verde.

Os artistas mais criativos serão ainda premiados. As escolas selecionadas recebem prémios monetários que variam entre os 100 e os 200 euros, e os alunos ganham vales de oferta em livraria. No total, serão distinguidas seis máscaras e seis festas/desfiles.

Sobre esta iniciativa, a CEO da SPV, Ana Trigo Morais, destaca: “Todas as épocas são boas para a sensibilização ambiental. O Carnaval não é exceção devido às suas características e ao aumento do consumo. Queremos lembrar a importância da adoção de boas práticas de reutilização e reciclagem, em qualquer ocasião, e esta é uma ótima oportunidade para atuar junto das escolas e dos alunos, de uma forma didática e divertida. Ao propor um olhar criativo sobre as embalagens e ao desafiar a que explorem as potencialidades da sua reutilização, estamos também a mobilizar todos os envolvidos para a participação ativa na reciclagem”.

Os vencedores serão divulgados até dia 6 de março de 2023.

LPM

Ponto-Verde-Carnaval