Portimão | 1ª PAN para o Campeonato do Mundo de Vela Adaptada

0
467
Portimão-Vela-Adaptada

1ª Prova de Apuramento Nacional (PAN) decorreu este fim de semana, 18 e 19 de março, na Marina de Portimão, sob a Organização do Iate Clube Marina de Portimão em parceria com a Vela Solidária, projeto da Associação Teia D’Impulsos.

A competição contou com a presença de nove velejadores de todo o país, entre Portimão, Cascais, Lisboa e Póvoa de Varzim, a competir na categoria 303 Individual. No final das seis regatas, o velejador João Pinto do Clube Naval de Portimão conquistou o 1º lugar do pódio, seguido por Luís Ramalho (2º) e Guilherme Ribeiro (3º), ambos atletas do Iate Clube Marina de Portimão/Vela Solidária. De destacar que a prova contou ainda com uma atleta feminina, Felismina Gomes em representação da Associação Naval de Lisboa (ANL).

Na entrega de prémios, esteve presente a vereadora do Desporto do Município de Portimão, Teresa Mendes, que frisou: “Esta prova é importante para nós, a promoção dos desportos náuticos é essencial. Somos uma cidade banhada por rio e mar, não faria sentido não promovermos os desportos náuticos, além de que temos um lema que é desporto para todos e fazemos questão de apoiar tudo o que seja desporto adaptado.”

O presidente da Associação de Vela do Sul (ARVS), Ricardo José, acrescentou que a vela adaptada é “um desporto efetivamente para todos. Não há limites e vocês [atletas] são a prova disso, com a vossa resiliência e dedicação em prol da vela, do Algarve e, acima de tudo, do país.” 

Este ano, Portimão tem o privilégio de ser a cidade anfitriã do Campeonato do Mundo de Classe Hansa, organizado pelo Iate Clube Marina de Portimão e Vela Adaptada, entre os dias 12 e 21 de Outubro. São esperados cerca de 200 atletas de 20 diferentes países. 

presidente da Classe Hansa Portugal e velejador Guilherme Ribeiro, deixou o convite: “Lembrem-se que em Outubro é a prova maior, é a prova grande, e eu quero cá os velejadores todos porque quantos mais, maior será a equipa e o resultado obviamente também. O que nós queremos é promover a vela num todo e trazê-la para Portugal no esplendor de organizar a prova maior, o Campeonato do Mundo, aquilo que alguns não acreditavam ser possível vai sê-lo.”

A 1ª PAN contou com os parceiros institucionais Marina de Portimão, Município de Portimão, Federação Portuguesa de Vela, Associação Regional de Vela do Sul e Hansa Classe Portugal. Além dos patrocinadores Pete Keeping, Marlow, Portiate, Dune Sailing, Slick Hull, Prime Digital, Mirachoro Hotels, Auchan, Talho Avenida, Vinhos do Algarve e Delta Cafés.

Teia D’Impulsos