“Conversas com Energia” Debatem o Presente e o Futuro do Nosso Planeta

0
494
Conversas-Energia-1
  • Uma parceria entre a ERP Portugal a Novo Verde e a Fundação EDP
  • O artista Bordalo II foi o convidado da primeira sessão deste novo ciclo de conversas

As entidades gestoras de resíduos ERP Portugal e Novo Verde associam-se de novo à Fundação EDP para mais um ciclo de “Conversas com Energia”, um projeto que promove o conhecimento e o diálogo sobre os desafios da emergência climática, energia e sustentabilidade, junto de crianças e jovens de diferentes contextos.

A primeira sessão ocorreu no dia 20 de abril, e contou com a presença de Bordalo II, reconhecido artista português que desenvolve as suas obras sob o lema “o lixo de um pode ser o tesouro de outro”, dando uso ao “lixo” para alertar para a produção e consumo excessivos e para o consequente impacto no Planeta de todos. Os alunos da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa foram os convidados deste debate de abertura.

O maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é o palco da terceira edição do programa “Conversas com Energia”, sob o mote dos desafios da emergência climática, com o objetivo de aumentar o diálogo e a reflexão das novas gerações sobre o presente e o futuro do nosso planeta, fazendo a ligação à exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo”, patente no museu, em co-produção com o Vitra Design Museum, e o V&A Dundee, com o apoio da ERP Portugal e da Novo Verde.

Dividida em três secções, a exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo” explora 150 anos da história do plástico, mostrando a importância deste material controverso e sedutor, tão presente no nosso quotidiano.

As entidades gestoras, que apoiam a realização da exposição, contribuem mais uma vez, para a desmistificação do material em si, alertando para o comportamento humano, quer na pertinência do seu uso, quer no correto descarte.

Segundo Ricardo Neto, Presidente da ERP Portugal e da Novo Verde: “é com enorme satisfação que A Novo Verde e a ERP Portugal dão continuidade ao apoio às Conversas com Energia, um programa disruptivo, que coloca as gerações mais novas em debate e diálogo com especialistas, sobre temas tão prementes. Esperamos que, não só os jovens que participam neste novo ciclo de conversas, como todo o público que visita a exposição, adquiram uma maior consciência e literacia ambiental, motivando-os a assumir hábitos que reduzam o impacte ambiental no nosso planeta.”

Para Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP “a educação continua a ser um dos pilares da estratégia global de impacto social do grupo EDP”. Nesse sentido, acrescenta, “através de iniciativas como Conversas com Energia, a Fundação EDP pretende criar ferramentas que permitam às gerações mais jovens pensar a sustentabilidade e a transição energética justa, temas-chave do programa EDP Y.E.S – You Empower Society”. A presidente da Fundação EDP refere ainda que, “nesta nova ronda de conversas, a Fundação EDP continua a contar com a colaboração de várias personalidades, que partilham a sua experiência, conhecimento e visão do futuro com os mais jovens, promovendo com eles um importante debate e reflexão sobre o mundo em que vivem e que estão a construir. Trata-se de promover conhecimento e diálogo, desafiando a pensar sobre o papel que cada um, individualmente e em sociedade, pode desempenhar, tendo em vista a construção de um futuro mais sustentável.”

Esta edição do ciclo “Conversas com Energia” irá decorrer de abril a junho, e contará com a presença de personalidades ligadas aos temas da emergência climática, energia e sustentabilidade. Recorde-se que as duas edições anteriores do programa “Conversas com Energia” decorreram em 2022, e juntaram mais de 250 alunos, de diversos agrupamentos de escolas e graus de ensino, contribuindo para o aumento da literacia ambiental em território nacional.

HK Strategies

Conversas-com-Energia-2