EHTA | Abertura de Candidaturas para o próximo Ano Letivo e Novidades na Oferta Formativa

0
526
EHTA-Candidaturas-2

Os cursos de Informação e Animação Turística e de Tourism Management são as novas apostas formativas da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve para o ano letivo de 2023-2024. No próximo ano será também relançado o curso de Gestão e Produção de Pastelaria

As candidaturas estão a decorrer desde 1 de abril, registando-se uma elevada procura por parte de alunos internacionais.

Os alunos que terminam o 9º ano têm uma nova opção formativa na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. O curso profissional de Informação e Animação Turística vai reforçar o tradicional leque de oferta que abrange as áreas de Cozinha, Pastelaria, Restaurante e Bar.

Este novo curso – de dupla certificação – prepara os alunos para o exercício de funções técnicas em hotelaria, empresas turísticas, agências de viagens e outros organismos da atividade turística, com um vasto conjunto de saídas profissionais. Um curso que acompanha as necessidades do mercado, de acordo com a diretora da EHTA:

«A aposta na abertura de novos cursos para o próximo ano letivo visa complementar a oferta já existente e também diversificar as nossas áreas de formação. Queremos capacitar a nossa região com profissionais altamente qualificados e este objetivo passa também pela atualização da nossa Oferta Formativa, que tem de acompanhar a evolução das profissões e do próprio setor», refere Paula Vicente.

A nova oferta de formação para 2023-2024 também ‘pisca o olho’ aos alunos internacionais, já que passa a incluir a versão inglesa do atual curso de Gestão de Turismo – Tourism Management. Este curso será integralmente ministrado em língua inglesa e destina-se a quem já possui o 12º ano.

Este ano, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve recebeu um número recorde de candidaturas internacionais. Mais de 2 centenas de alunos, de 14 nacionalidades, fizeram a sua candidatura durante o Regime Especial que decorreu durante o mês de março.

A procura praticamente duplicou em relação aos anos anteriores, com Angola a registar o maior número de candidaturas. Brasil, Guiné-Bissau, Cabo-Verde, Moçambique, Nepal, Ruanda e Nigéria são alguns dos outros países de origem dos jovens que pretendem estudar na escola do Algarve.

O Regime Especial de candidaturas para estes alunos internacionais, implementado o ano passado na rede de Escolas do Turismo de Portugal e que pretende garantir maior apoio e acompanhamento durante todo o processo de candidaturas, poderá ser um dos fatores que tem levado a este aumento exponencial de interessados mas não foi o único segundo Eduarda Freitas, responsável pela Departamento de Candidaturas Nacionais e Internacionais da EHTA:

«Sentimos que esta situação se deve a uma conjugação de fatores. Maior facilidade no processo burocrático nas respetivas Embaixadas, o facto de haver outros alunos a estudar cá e que passam a palavra, a reputação e o prestígio da formação da nossa escola e também a residência escolar que dispomos. Tudo junto, torna a nossa escola muito atrativa».

Na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, localizada em Faro, há 189 vagas para cursos na área da Cozinha, Pastelaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria/ Alojamento e Gestão de Turismo. Quer sejam cursos de Dupla Certificação (pós 9º ano) ou de Especialização Tecnológica (pós 12º ano) todos têm uma forte componente ligada ao desenvolvimento pessoal, às soft skills e à preparação dos jovens para uma ação ambiental e socialmente responsável.

Também no próximo ano será relançado um dos cursos mais procurados da escola do Algarve: o curso de Gestão e Produção de Pastelaria. 

Depois de um ano de interregno, a decisão de implementação deste curso está diretamente relacionada com as necessidades do mercado e a procura de profissionais qualificados.

Com 1764 vagas, o universo das 12 escolas de Hotelaria e Turismo que compõe a rede do Turismo de Portugal tem o processo de candidaturas a decorrer até 19 de junho para os cursos profissionais (acesso 9º ano) e até 14 de julho para os cursos de Especialização Tecnológica (acesso 12º ano).

Esta fase destina-se exclusivamente a alunos nacionais, cuja candidatura é gratuita e decorre online em: http://escolas.turismodeportugal.pt/.

EHTA

EHTA-Candidaturas-1