Motocross levou Espetáculo até à Cortelha

0
977
Motocross-Cortelha-1

O Circuito de Motocross Algar, na Cortelha, voltou a receber mais uma edição do histórico Grande Prémio de Maio em Motocross. No passado Domingo, dia 7 de Maio, o circuito internacional da Serra do Caldeirão, em pleno interior do concelho de Loulé, acolheu uma prova bastante disputada, mas também muito acidentada.

Foi num dia de Primavera, mas com sabor a Verão, que a caravana do Motocross desceu até ao interior do concelho de Loulé para a disputa do tradicional Grande Prémio de Maio. Com mais de 100 pilotos inscritos, o dia adivinhava-se muito competitivo e o Circuito de Motocross Algar, sob a gestão da Associação dos Amigos da Cortelha apresentava-se em excelentes condições, pelo que tudo estava reunido para um dia de muito espetáculo.

Logo ao início da manhã tiveram início os treinos livres e cronometrados das diferentes classes em prova, entre elas, o Campeonato Nacional MX65 e MX85, Campeonato Centro/Sul MX Femininas, MX1 e MX2.

Um muito calor que se fazia sentir no traçado da serra algarvia obrigou, à vasta equipa da Associação dos Amigos da Cortelha, a trabalhos redobrados para a rega do circuito, mantendo sempre um elevado nível de qualidade do piso, proporcionando ao público presente, grandes momentos de adrenalina e de muito espetáculo.

Mas a prova algarvia não foi só exigente ao nivel da rega, ao longo do dia foram inúmeras as ocorrências e quedas nas diferentes corridas, o que obrigou a um envolvimento diferenciado de meios, a uma atenção especial por parte dos comissários de pista e a algumas intervenções musculadas das equipas médicas presentes na prova.

Em relação à parte desportiva propriamente dita, no Nacional de MX65 e MX85 o destaque vai para a equipa da Moto Fundador, alcançando a vitória nas duas categorias, com Duarte Pinto (322) em KTM 65 e com Bernardo Pinto (139) em KTM 85. Nas Senhoras, Francisca Henriques (11) em Honda 125 venceu as duas mangas, atingindo o 1ª lugar da Geral.

No Campeonato Centro/Sul de MX2, Martim Espinho (32), em Husqvarna 250 F, venceu também as duas mangas, ficando no 1º lugar do pódio. Já no Campeonato Centro/Sul de MX1, o piloto da Gas Gas 450, Ricardo Aires (971) somou uma importante vitória para aproximar-se do líder do Campeonato, Jorge Maricato (JM450), que ficou em 2º lugar na prova da Cortelha. A fechar o pódio de MX1, o piloto algarvio, da Rocket Store, Fábio Guerreiro (911), que correu de Husqvarna 350.

Uma última palavra para os inúmeros pilotos algarvios que marcaram presença no Grande Prémio de Maio da Cortelha, o que demonstra que a modalidade encontra-se bem enraizada na região, entre eles destacamos os representantes das cores da Associação dos Amigos da Cortelha, Pedro Grosso (129), com a sua Husqvarna 450, atingiu um brilhante 5º lugar em MX1, e em Gas Gas, o piloto natural da Cortelha, Tiago Santos (838), que fez nas duas mangas uma corrida regular, de trás para a frente, ficando no final em 18º lugar.

Em forma de rescaldo e análise, os elementos da Federação de Motociclismo de Portugal, reconheceram e felicitaram o excelente trabalho e esforço de todos os elementos da Associação dos Amigos da Cortelha pelo rigor e cumprimento de todos os procedimentos desportivos e de segurança, o que se refletiu num excelente dia de competições e que mais uma vez dignificam o longo historial desta associação algarvia.

O Grande Prémio de Maio em Motocross realizou-se sob a chancela da Federação de Motociclismo de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Salir, Algar e MX Ribatejo, entre outras entidades.

Ass Amigos da Cortelha

Motocross – Espetáculo Cortelha

Motocross-Cortelha-13
Motocross-Cortelha-3
Motocross-Cortelha-12
Motocross-Cortelha-15
Motocross-Cortelha-6
Motocross-Cortelha-14
Motocross-Cortelha-9
Motocross-Cortelha-2
Motocross-Cortelha-1
Motocross-Cortelha-11
Motocross-Cortelha-8
Motocross-Cortelha-10
Motocross-Cortelha-7
Motocross-Cortelha-5
Motocross-Cortelha-4
Motocross-Cortelha-13 Motocross-Cortelha-3 Motocross-Cortelha-12 Motocross-Cortelha-15 Motocross-Cortelha-6 Motocross-Cortelha-14 Motocross-Cortelha-9 Motocross-Cortelha-2 Motocross-Cortelha-1 Motocross-Cortelha-11 Motocross-Cortelha-8 Motocross-Cortelha-10 Motocross-Cortelha-7 Motocross-Cortelha-5 Motocross-Cortelha-4