Lagoa | Dia da Vyshyvanka

0
949
Dia-da-Vyshyvanka-Lagoa

Lagoa vai acolher o primeiro Dia Vyshyvanka, organizado pelo ID-humana em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, no dia 20 de maio, no Auditório e Claustro do Centro Cultural Convento de São José. O evento tem início às 18h00.

Terá lugar a apresentação do grupo ID-humana. O grupo foi criado a 28 de Fevereiro de 2022, em Lagoa, com a criação do Centro de Apoio à Ucrânia.

Desde então, continuamos a apoiar não só os migrantes ucranianos, mas também migrantes de outros países, até mesmo além mar. Neste sentido, e percebendo que ainda há muito trabalho a ser feito, o grupo pretende registar-se oficialmente e constituir uma organização sem fins lucrativos, o Centro Antropológico, cujo principal objetivo é desenvolver projetos sociais e culturais que consolidem a igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos, garantindo o desenvolvimento social e cultural.

Comprometemo-nos a lançar e implementar iniciativas que dinamizem, revelem e apoiem a cultura dos povos, aqui e no estrangeiro.

Venha celebrar este dia da cultura ucraniana, que é dedicado ao Dia Mundial da Vyshyvanka, com um vasto programa.

Dia de Vyshyvanka – é um dia internacional que visa preservar as tradições populares ucranianas de criar e usar roupas étnicas bordadas chamadas vyshyvankas.

A data é diferente a cada ano, pois é comemorada na terceira quinta-feira de maio. No ano 2023, é dia 15 de maio. Neste dia, pretendemos juntar as comunidades, é só vestir uma Vyshyvanka!

A vyshyvanka (camisa tradicional ucraniana bordada) é a armadura espiritual para defender a liberdade, a dignidade e os valores ucranianos do mundo livre.

Música Tradicional Ucraniana – Banda “LITA”

Grupo de música tradicional e canto autêntico ucraniano.

Apesar de ainda jovens, os Lita carregam nas suas vozes toda a sabedoria dos seus antepassados. Numa vibração inexplicavelmente poderosa têm a capacidade de nos fazer conectar com as origens ucranianas.

Cantares polifónicos sobre amor, destino e humor. São canções recolhidas em expedições etnográficas que prometem tocar a alma e fazer sorrir o coração.

  • Master class de canto tradicional ucraniano
    O caminho mais tradicional, e também mais eficaz, de experienciar o canto autêntico, passa através da participação ativa na sua aprendizagem oral. Ao aprender canções antigas, terá a oportunidade de sentir o poder da música ucraniana, esculpida durante séculos, através da sua própria voz.
  • Concerto de canto autêntico ucraniano
    Cantares polifónicos sobre amor, destino e humor. Canções históricas dos cossacos nas quais vão sentir o poder do povo ucraniano.
  • Oficina de danças ucranianas.
    Danças de roda e a pares carregadas de diversão e magia. Hretchaneke, balamut, oira, hopak, são os nomes de algumas das danças que irão ser guiadas durante esta oficina.

Lita
Kateryna Sidelnykova, Sofiia Tsyvinska, Ivanna Korzh – vozes, flautas, violino e baixo
Danylo Kliutsko – bandura, voz e percussão & Denys Stetsenko – Coreográfo das danças e violino

MJD ID-humana

Dia-Mundial-Vyshyvanka