Loulé | Exposição “Reminiscências ou Nostalgia?” de Ana Lima-Netto

0
317
Exposição-Ana-Lima-Netto

Inaugura esta sexta-feira, 12 de maio, na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, a Exposição “Reminiscências ou Nostalgia?”, da autoria de Ana Lima-Netto, e que tem curadoria de João Moniz.

Explica a autora em relação à sua arte e a esta mostra em concreto: O meu trabalho questiona e reflete sobre o sentido da vida e a sua transcendência. É a expressão da minha pesquisa, das minhas dúvidas e da minha intuição, face à multiplicidade de eventos que experimento neste espaço temporal dominado por ciclos, polaridades, ritmos e género.

Na construção deste processo em constante transformação, interessa-me ter como âncora a leitura de textos filosóficos, que abordem as relações e tensões próprias da natureza humana; da matéria e da essência, do corpóreo ao incorpóreo, que se encontram depositadas no inconsciente de cada um de nós, bem como na fundação de todas as culturas, de ocidente a oriente.

Visualmente o meu trabalho é uma construção de desenhos que se desenvolvem no espaço bi e tridimensional através de diferentes suportes, meios e disciplinas (desenho, escultura e instalação) onde a linha, é o elemento comum, definidor de todas as redes de conexão e interligação do espaço, nas suas múltiplas dimensões.

Para enfatização do tema, privilégio na materialização das minhas peças, materiais transparentes brilhantes, geralmente provenientes de estaleiro ou das realidades do quotidiano, os quais me aproprio e desconstruo, descontextualizando e subvertendo a sua original utilização, criando desta forma novas gramáticas visuais que apelam aos arquétipos do inconsciente humano.

A exposição pode ser visitada até 17 junho, no seguinte horário: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00.

A inauguração está marcada para esta sexta-feira, às 18h00.

CM Loulé