SURF | Francisco Ordonhas recebe Tiago Pires Award 2023

0
441
Francisco-Ordonhas-Surf-2

Francisco Ordonhas é o surfista vencedor da edição de 2023 do Tiago Pires Award, um prémio atribuído por decisão conjunta de Tiago Pires e da Associação Nacional de Surfistas, e que visa distinguir surfistas portugueses de alto potencial e em ascensão, por ocasião do Dia Internacional do Surf que, em 2023, se celebra hoje (17 de Junho). 

O jovem surfista de Cascais, de apenas 17 anos, é galardoado com uma viagem ao Havai, um dos principais palcos para treino e de competições internacionais, sendo também uma paragem obrigatória para quem procura a excelência a nível de performance no surf.

Francisco Ordonhas, atual Top 7 da Liga MEO Surf
“Agradeço ao Tiago Pires e à ANS por me terem atribuído este prémio. É uma ajuda enorme para o desenvolvimento de qualquer surfista. Esta viagem ao Havai é algo que rende sempre muito e é uma grande ajuda. Obrigado pela confiança e pelo prémio.” 

Ao longo dos últimos anos, Francisco Ordonhas têm-se vindo a afirmar como um dos maiores destaques da geração júnior portuguesa, já com resultados expressivos nos escalões sénior, como o 3º lugar na 2ª etapa da Liga MEO Surf 2023, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, ou ainda o 3º lugar no arranque em 2023 do circuito europeu júnior Sub-20, no qual foi o melhor português em 2022 com um 8º lugar, para além de ter sido 3º classificado no Junior Tour Sub-20 também em 2022. 

Tiago Pires
“É com muita satisfação que entrego este prémio ao Francisco Ordonhas. É um surfista que se tem destacado quer a nível de empenho quer de resultados. Foi ao Havai no ano passado e ficou lá bastante tempo sozinho. A meu ver, é um surfista que teve uma enorme evolução no último ano e meio e está a destacar-se no panorama nacional e europeu. Acho que o Tiago Pires Award encaixa-lhe que nem uma luva. É muito importante que ele continue a ir ao Havai a tentar extrair ao máximo a experiência daquela terra. Tenho a certeza que este prémio é muito merecido e que lhe vai fazer muito bem.

Vencedores do Tiago Pires Award:
– 2023: Francisco Ordonhas
– 2022: Martim Nunes
– 2019: Yolanda Hopkins
– 2018: Mafalda Lopes
– 2017: Guilherme Ribeiro
– 2016: Luís Perloiro
– 2015: Guilherme Fonseca
– 2014: Nicolau von Rupp
– 2013: Frederico Morais
– 2012 (ano 0): Tiago Pires

O Tiago Pires Award já vai na sua 10ª edição e distingue surfistas juniores nacionais pelo seu potencial, ajudando a projetá-los globalmente com vista a promover mais e melhores aspirações nas competições internacionais. O surfista eleito em cada ano surge como resultado de uma decisão partilhada entre a Associação Nacional de Surfistas e Tiago Pires, primeiro surfista português a competir na elite do Surf mundial durante sete temporadas consecutivas.

O Tiago Pires Award é entregue no Dia Internacional de Surf, que a nível internacional vai ser celebrado este sábado, dia 17 de Junho.

AN Surfistas

Francisco-Ordonhas-Surf-1