Portimão | Basquetebol 3×3 e Gala de Encerramento das Classes Municipais

0
1033
Portimão-Basquetebol-3x3

O basquetebol continua a dar cartas em Portimão, decorrendo no próximo sábado, 24 de junho, a etapa local do Circuito Nacional 3×3, que terá por cenário privilegiado a zona ribeirinha da cidade, para uma competição que promete trazer o melhor da modalidade, num formato urbano e emocionante.

Com inscrições abertas para todas as idades, a prova conta com o apoio de Márcia da Costa Robalo, internacional portuguesa e jogadora da década 2010-2020, e de Miguel Queiroz, atleta portimonense e capitão da seleção nacional de seniores masculinos.

O valor de inscrição é igual em todas as 26 etapas do circuito, com as equipas seniores, femininas e masculinas, a pagarem 40 euros, enquanto nos escalões jovens (sub17, sub15 e sub13) as inscrições são gratuitas.

Os interessados em informações complementares devem consultar o site oficial do circuito, em Circuito Nacional 3X3 Basquetebol FIBA | FPB | Portugal (3x3fpb.pt), ou por solicitação através do email [email protected]

Considerada o desporto de equipa urbana número um, o primeiro evento oficial 3×3 teve lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010 e, a partir daí, a Federação Internacional de Basquetebol apostou nesta versão simples e flexível para a promover a nível mundial, pois pode ser disputada em qualquer lugar por qualquer pessoa, bastando um cesto, meio-campo e seis jogadores, tanto ao ar livre como no interior.

As regras foram projetadas para tornar o 3×3 num jogo rápido, espetacular e emocionante, ao som de música non-stop, que proporciona uma atmosfera de cultura urbana e atrai os jovens para a modalidade, permitindo-lhes sair das ruas para o palco mundial, inclusivamente a nível olímpico.

Classes municipais fazem a festa

No final do dia realiza-se a tradicional Gala de Encerramento das Classes Municipais referente à época desportiva 2022/23, marcada para o Pavilhão Desportivo da Boavista a partir das 18h00, e que terá como principal mote as comemorações dos 20 anos do programa sénior “Exercício e Saúde”.

O programa de exibições, que envolve cerca de três centenas de participantes, terá o seguinte alinhamento: Ballet (Iniciação) – Escola Municipal de Dança; Onda Pop (4 aos 7 anos) – Escola Municipal de Dança; Exercício e Saúde – Programa Exercício e Saúde; Pop Star (8 aos 12 anos) – Escola Municipal de Dança; Pilates / Power Jump – Programa Portimão Gym; Kids Zumba – Programa Portimão Gym; Contemporânea – Escola Municipal de Dança; Pilates – Programa Portimão Gym; Karaté Sénior – Programa Exercício e Saúde; Pilates – Programa Portimão Gym; Exercício e Saúde – Programa Exercício e Saúde; Exercício e Saúde – Programa Exercício e Saúde.

A festa, de entrada livre, terminará com um arraial de confraternização, onde participarão todos os utentes.

Skate Park da Casa das Artes evoca Dia Mundial da modalidade

Também no próximo sábado, e no âmbito do Dia Mundial do Skate, que se assinala a 21 de junho, a Associação SK8500 – Skate Clube Portimão organiza um evento no Skate Park da Casa das Artes com o propósito de celebrar a cultura relacionada com esta modalidade, iniciada na década de 1950 e que se foi espalhando pelo mundo inteiro.

O evento, que terá início às 9h00, conta com duas provas sob regras diferentes: o “Best Trick” (melhor manobra) e o “Best Line” (melhor sequência criativa de manobras no circuito do Skate Park), prevendo-se que a final tenha lugar entre as 18h30 e as 19h00.

As inscrições serão realizadas das 9h00 às 10h00 na tenda localizada no recinto do evento, ou previamente na loja Centralskatestore e online nos canais oficiais da SK8500, que conta com parceria da Câmara de Portimão, a qual investiu recentemente cerca de 82 mil euros na criação do novo skate parque, inaugurado em março deste ano, como resultado da aposta municipal no desenvolvimento da modalidade.

Demonstrações de karaté na zona ribeirinha

Ainda nesta data, a partir das 17h00, as escolas de karaté IJKA Portugal protagonizarão junto à antiga Lota demonstrações da modalidade ao ar livre.

Esta atividade de divulgação do karaté, tendo o Rio Arade como pano de fundo, integra as Comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril em Portimão.

CM Portimão