Biosmart | 79.183 medições provam Eficácia da Inibição de Odores no Ecoparque do Algarve

0
303
SB-Messines-Biofiltro

A BioSmart, do Grupo NOV Ambiente & Energia, divulgou os primeiros resultados da implementação, na sua unidade de Messines, do sistema de sequestração e purificação de odores.

Os dados foram obtidos através de duas sondas colocadas nas próprias instalações e de uma sonda instalada num restaurante local.

Os resultados, recolhidos entre 1 de abril e 25 de maio, foram comparados com a legislação relativa a valores limite de exposição profissional para os agentes químicos, que estabelece 20,000 ppm (partes por milhão) como valor-limite para uma exposição de 8 horas e 50,000 ppm para uma exposição de curta duração.

O valor máximo registado na sonda colocada no restaurante foi de 0,493 ppm (o valor-limite é 20,000 ppm), tendo sido atingido em 447 minutos, não contínuos, durante os 79.183 minutos contínuos de funcionamento.

As sondas colocadas nas instalações da BioSmart tiveram, como seria de esperar, valores ligeiramente mais elevados. A sonda colocada no interior do pavilhão de compostagem detetou o valor máximo de 2,956 ppm, em 28 momentos, para um valor-limite de 20,000 ppm. A sonda colocada no exterior do pavilhão de compostagem detetou o valor máximo de 1,478 ppm, em 1.029 momentos, para um valor-limite de 20,000 ppm.

BioSmart-SB-Messines

A BioSmart concluiu que os 20 ppm nunca foram atingidos e que, no pior caso, por poucos e breves instantes, atingiu-se menos de 15% desse valor-limite.

O relatório foi divulgado junto da Comissão de Acompanhamento, da qual fazem parte, entre outras entidades e cidadãos individuais, a Câmara Municipal de Silves, a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. Concluiu-se que o sistema funciona como pretendido, garantindo a recolha de informação e, acima de tudo, a segurança dos seus trabalhadores e da população em geral.

Conforme previsto, este sistema será complementado com a instalação de um Lavador de gases e de um sistema de Biofiltro, processo este já em curso.

Esta é mais uma evidência da aposta na inovação do Grupo NOV Ambiente & Energia para incrementar a sustentabilidade ambiental, no sentido de melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores, mas também dando maior conforto às populações locais.

https://www.gruponov.com/

GrupoNov

SB-Messines-Biofiltro