David Fonseca celebra 25 anos de Carreira e 50 de Vida com nova Música “Paranoia”

0
325
David-Fonseca-Paranoia-1

“Paranoia” é o título da nova canção de David Fonseca e a primeira a ser divulgada do disco que chegará até ao final deste ano, que celebra os seus 25 anos de carreira. O novo tema “Paranoia” já disponível em todas as plataformas digitais, teve no passado dia 14 a sua antestreia, no evento que juntou David à família, amigos e colegas por ocasião da celebração dos seus 50 anos de vida. A par da confraternização, os presentes foram surpreendidos com divulgação de “Paranoia” e do videoclip que acompanha a canção, realizado pelo próprio David que conta com a participação da sua mulher, a actriz Ana Sofia.

Produzida, interpretada e tocada exclusivamente pelo próprio, “Paranoia” tem na sua sonoridade a matriz pop característica das criações de David Fonseca ainda que, como já “Radio Gemini” (2018) e o último “Living Room Bohemian Apocalypse” (2022) apontavam, uma feliz integração dos sons associados à “nova música urbana” e à electrónica.

Sempre inesperado, David Fonseca chegou a esta “Paranoia” a partir da recuperação de uma das suas criações mais antigas e, coincidentemente, peça chave no arranque da carreira em 1998 enquanto membro dos Silence 4, o tema “Borrow”. Avesso a nostalgias, como o próprio refere, David provoca-se a si próprio num exercício de grande capacidade criativa, desconcertando-nos com a mestria em transportar-nos para ambientes musicais e líricos aparentemente antagónicos mas absolutamente interligados pela sua imaginação. Aliás, essa integração é ainda mais consequente se atentarmos no vídeo de “Paranoia”.

“Quis celebrar estes 25 anos de forma diferente e criativa: olhei para o meu longo catálogo musical e decidi escrever canções novas a partir de samples da minha própria música. “Borrow (1998) foi uma das primeiras canções que escrevi enquanto membro dos Silence 4 e foi a partir do riff principal da sua introdução em guitarra acústica que construí a base da nova canção “Paranoia”. Foi um processo aventureiro e em busca de horizontes musicais diferentes da canção que a originou, uma verdadeira surpresa a cada passo que dei na sua construção.” partilha David Fonseca.

Ao tema hoje publicado, seguir-se-ão novos lançamentos sob este conceito artístico, não sendo de estranhar que algumas das canções que nos têm acompanhado ao longo destas duas décadas e meia venham a merecer esta “reutilização” inventiva.

Ao vivo, amanhã, David Fonseca estará na Batalha no Festival Artes à Vila para uma apresentação já esgotada que tem a particularidade de ser realizada a solo no cenário único das Capelas Imperfeitas do Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Como sempre, a não perder!

RR

David-Fonseca-Paranoia-1