Portimão | Época Desportiva das Classes Municipais encerrou em clima de Festa

0
397
Classes-Municipais-Portimão-4

Foi em ambiente festivo que as Classes Municipais celebraram a gala de encerramento da época 2022/23, num evento realizado a 24 de junho no Pavilhão Desportivo da Boavista e que juntou cerca de 300 utentes de todas as idades para a realização de diversas demonstrações perante o muito público presente, assinalando igualmente o 20º aniversário do Programa Exercício e Saúde.

Durante a época desportiva agora encerrada, mais de dois mil utentes tiveram oportunidade de praticar de forma informal modalidades como o ténis, a natação, a hidroterapia e a hidroginástica, o ballet, a dança contemporânea, o karaté ou a ginástica, sem esquecer as sessões de pilates, power jump e zumba, entre outras, integradas nos programas Exercício e Saúde, Diabetes em Movimento e Portimão Gym, além da Escola Municipal de Dança e da Escola de Ténis.

As atividades tiveram lugar nos Complexos Desportivos de Alvor (808 inscritos) e da Mexilhoeira Grande (219), no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão (914) e no Pavilhão Desportivo da Boavista (123), cujas instalações também foram cedidas ao associativismo local, que movimentou mais de 500 atletas só nestes dois últimos equipamentos.

No final da festa, os utentes tiveram oportunidade de participar num animado arraial de confraternização, tendo na ocasião sido atribuídos os Prémios Longevidade Exercício e Saúde a Maria dos Reis Costa (91 anos), Maria Francisca Oliveira (90 anos) e Paulette Mendonça (89 anos), que participam desde a primeira hora neste programa municipal.

De referir que ontem, 25 de junho, cerca de 50 utentes participaram em mais um Domingo Ativo, que assinalou o encerramento das classes municipais no Complexo Desportivo de Alvor, estando as próximas atividades deste inovador projeto municipal previstas para 30 de julho (yoga) e 24 de setembro (hidronoturna), sempre na mesma infraestrutura.

O principal objetivo dos Domingos Ativos é proporcionar atividades físicas em família, estimulando um estilo de vida mais saudável, leve e feliz junto da comunidade.

Propostas para todas as idades

Quanto às renovações para a época desportiva 2023/2024 das Classes Municipais, devem ser feitas até 31 de julho nas respetivas secretarias de cada equipamento, ao passo que as novas inscrições poderão ser efetuadas a partir de 1 de setembro.

As Classes Municipais proporcionam um variado leque de propostas para miúdos e graúdos, com destaque para os programas Exercício e Saúde e Portimão Gym.

Desenvolvido para a população residente com mais de 45 anos, em colaboração com algumas instituições do concelho, o Exercício e Saúde abrange atividades de ginástica e condição física adaptada, marcha e corrida, e ainda as tradicionais Olimpíadas Sénior entre outros convívios, além do karaté sénior.

No que toca ao Portimão Gym, é um programa que abrange algumas modalidades habitualmente praticadas em ginásios, com diferentes níveis, e destina-se a pessoas com mais de 16 anos, dispondo de aulas de yoga, pilates, fitpower, zumba, localizada, dança jazz e mind&body, com a particularidade de disponibilizar para as crianças dos 4 aos 12 anos aulas de pop dance e dance kids.

Por sua vez, a Escola Municipal de Dança integra as classes municipais de ballet (com aulas de iniciação, a partir dos 3 anos, e o ballet infantil, para maiores de 6 anos), dança contemporânea e pop dance.

Enquanto o Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande proporciona aulas de natação, hidroginástica, body & mind, fitpower e hidroterapia, bem como aulas de natação para pais e filhos, o Complexo Desportivo de Alvor está equipado com uma piscina coberta de seis pistas, dois campos de ténis em piso sintético, um polidesportivo e um parque de fitness workout para prática livre.

Como alternativas complementares a todas estas propostas, os interessados poderão utilizar o Complexo Municipal de Ténis e Padel de Portimão e a Piscina Municipal de Portimão, onde é possível praticar hidroginástica, natação e natação terapêutica.

CM Portimão