Portimão | Aberto Recrutamento para as Sessões do Programa “Diabetes em Movimento”

0
256
Diabetes-Movimento-Portimão-4

Já se encontra aberto o recrutamento para novos participantes do programa comunitário de exercício físico “Diabetes em Movimento”, cujas sessões vão ter início a partir de outubro próximo no Pavilhão Desportivo da Boavista e no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão.

Este programa, coordenado a nível nacional pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes, dirige-se a pessoas com diabetes tipo 2 e é implementado em Portimão através da uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal o ACES Barlavento da Administração Regional de Saúde do Algarve e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve.

As sessões vão decorrer a partir de outubro e terão lugar durante a próxima época desportiva às segundas, quartas e sextas-feiras no Pavilhão Desportivo da Boavista (período de manhã) e no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão (período da tarde), ficando a dinamização a cargo de profissionais de exercício físico e de enfermeiros das referidas unidades de saúde.

Programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente, o “Diabetes em Movimento” representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para o segmento da população a que se destina, sendo a participação gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros das unidades de saúde do concelho.

Nesse sentido, os interessados devem consultar previamente o respetivo médico de família, para que sejam referenciados como aptos em participar no projeto.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública de Portugal, onde existe cerca de um milhão de pessoas com esta doença crónica, constituindo a atividade física um dos pilares do tratamento, ao melhorar o controlo metabólico, reduzir o risco cardiovascular e aumentar a funcionalidade e a qualidade de vida.

CM Portimão