Algarvios levam ao Parlamento a petição pelo novo Hospital Central do Algarve

0
90
Peticionários-HCentral-Faro

Viemos aqui, embora aqui preferíssemos não estar”

Foi este o mote que guiou os representantes dos 9552 subscritores da petição pela construção do novo Hospital Central do Algarve na audição pelos deputados da comissão parlamentar da saúde ontem na Assembleia da República.

Recorde-se que esta iniciativa, cujo primeiro subscritor foi o deputado Cristóvão Norte (PSD), mobilizou milhares de algarvios em todos os Concelhos e fará com que o assunto seja agora debatido no plenário da Assembleia da República, assim que o deputado relator, Jorge Botelho (PS) prepare o relatório sobre a petição e a audição aos representantes dos peticionários.

Bruno Sousa Costa e Tiago Botelho, foram os porta vozes, numa comitiva de cerca de 30 algarvios que se deslocaram de propósito ao Parlamento, tendo o primeiro afirmado que traziam “todo o clamor de uma região inteira” e recordado que, embora desde 2006 o estudo do Prof. Daniel Bessa encomendado pelo Governo previsse o HCA como segunda prioridade, a verdade é que não avançou, ao contrário de Évora ou Seixal que estavam atrás. Tiago Botelho afirmou que “preferíamos que o HCA já fosse uma realidade” e não ter de o vir reivindicar ao Parlamento. Denunciou que existem hoje doentes operados e que, com ferida cirúrgica são internados na Urgência por haver falta de camas nas enfermarias.

Notar como positivo que todas as forças políticas presentes, PSD, PS, Chega, PCP e BE foram unanimes no apoio ao objetivo final da petição, ou seja, que se construa e ponha em serviço o novo Hospital Central do Algarve.

PSD Algarve

Peticionários-HCentral-Faro-1