A Associação Vilachamps assinalou o regresso de Vila Real de Santo António às provas nacionais de Ginástica Artística Feminina, através da sua participação no Campeonato Nacional Base GAM/GAF 2026.
Esta presença teve um significado muito especial para o concelho, representando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela associação e o crescimento de um projeto que procura devolver à ginástica de VRSA ambição, continuidade e presença competitiva nacional.
A Vilachamps esteve representada nos escalões Juvenis e Juniores, com várias atletas a demonstrarem empenho, coragem e evolução num contexto competitivo exigente.
No escalão Juvenil, competiram Emma Matschullat, Ema Parrinha, Nair Pires e Matilde Rua.
Emma Matschullat alcançou o 8.º lugar no concurso geral, o 16.º lugar no salto, o 4.º lugar nas paralelas, o 67.º lugar na trave e o 5.º lugar no solo.
Ema Parrinha terminou em 85.º lugar no concurso geral, tendo obtido o 86.º lugar no salto, o 79.º lugar nas paralelas, o 82.º lugar na trave e o 93.º lugar no solo.
Nair Pires classificou-se em 86.º lugar no concurso geral, com o 89.º lugar no salto, o 93.º lugar nas paralelas, o 56.º lugar na trave e o 91.º lugar no solo.
Matilde Rua alcançou o 93.º lugar no concurso geral, o 94.º lugar no salto, o 95.º lugar nas paralelas, o 71.º lugar na trave e o 94.º lugar no solo.
No escalão Júnior, a Vilachamps esteve representada por Gali Berger, Áurea Silva, Mariana Costa e Lia Filipe.
Gali Berger terminou em 44.º lugar no concurso geral, tendo alcançado o 70.º lugar no salto, o 54.º lugar nas paralelas, o 30.º lugar na trave e o 31.º lugar no solo.
Áurea Silva classificou-se em 59.º lugar no concurso geral, com o 55.º lugar no salto, o 58.º lugar nas paralelas, o 55.º lugar na trave e o 68.º lugar no solo.
Mariana Costa terminou em 65.º lugar no concurso geral, tendo obtido o 73.º lugar no salto, o 72.º lugar nas paralelas, o 40.º lugar na trave e o 72.º lugar no solo.
Lia Filipe alcançou o 71.º lugar no concurso geral, o 75.º lugar no salto, o 65.º lugar nas paralelas, o 56.º lugar na trave e o 75.º lugar no solo.
Mais do que as classificações, esta participação representa um passo importante no crescimento da Vilachamps e no regresso de Vila Real de Santo António ao panorama nacional da Ginástica Artística Feminina.
A Associação Vilachamps felicita todas as atletas pela dedicação e pela forma como representaram o clube e o concelho, agradecendo igualmente às famílias, equipa técnica, Município de Vila Real de Santo António, Senhora Vice Presidente Dra. Patrícia Jerónimo, Professor Mário Rolla, Divisão do Desporto e a todos os que têm apoiado este projeto desde o primeiro momento.
Ass Vilachamps





