São Brás de Alportel na Rota dos Presépios

0
205
PrespioEcolgicoQuintaPeral
São Brás de Alportel convida a entrar na Rota dos Presépios e descobrir a originalidade dos presépios das aldeias do município, até dia 10 de Janeiro de 2010.

O município de São Brás de Alportel adere uma vez mais aos Presépios das Aldeias, uma iniciativa que conta com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve – CCDR na sua dinamização. Na edição deste ano foram 6 as aldeias que aceitaram o desafio de criar um presépio manual, feito pela união da comunidade em torno deste projecto, que promove o espírito de equipa e fortalece os laços de proximidade entre a população.
PrespioEcolgicoQuintaPeral
A aldeia do Alportel, Mesquita, Machados, Peral, Parises e Corotelo apresentam presépios compostos com os mais diversos materiais e enfeites, com recurso à cortiça, à pedra, à vegetação serrana, aos tradicionais trajes de natal, e a um sem fim de matérias primas recolhidas em plena Serra do Caldeirão.
O Centro Museológico do Alportel acolhe o presépio da aldeia, confeccionado minuciosamente pela Sociedade Recreativa Alportelense com a colaboração de toda a comunidade que une esforços ano após ano para recriar o nascimento do menino Jesus.

A rota segue até ao recinto do Jardim de Infância do Corotelo, onde as pequenas e mãos das crianças ajudaram a reflectir a sua enorme alegria em participar na construção de um novo presépio, aberto ao público exterior e a toda a comunidade. Após esta breve visita, o trajecto conduz ao Parque dos Poetas, no Sítio de Machados, onde o Grupo Desportivo e Cultural de Machados, com o apoio da população, montou uma bonita cabana onde se podem vislumbrar as figuras tradicionais desta quadra festiva. Segue-se um olhar mais atento ao presépio do sítio da Mesquita, junto à capela, onde antigas roupas reutilizadas ilustram o episódio do nascimento do Deus menino de uma forma bastante expressiva, fruto do trabalho árduo da comunidade, que se reuniu durante várias semanas para dar vida a esta representação.

A rota continua pelo sítio do Peral, para apreciar o presépio do Grupo Cultural e Desportivo do Peral que deu alas à imaginação e reproduziu o nascimento de Jesus com recurso a rolhas de cortiça usadas, entre outros materiais do campo.

No coração da Serra do Caldeirão surge a localidade de Parises, um sítio abraçado pela tranquilidade da serra, invadido por aromas e melodias que dão as voas vindas aos visitantes do Presépio da aldeia, resultante do espírito de entre ajuda da comunidade. 

A par dos presépios que integram a rota, muitos são os presépios que podem ser visitados ao longo desta época natalícia, nomeadamente os presépios tradicionais do Algarve patentes na Igreja Matriz e Museu do Trajo de São Brás de Alportel, o presépio ecológico do centro de Interpretação e Educação Ambiental –  Quinta do Peral, e ainda a representação natalícia da Santa casa da Misericórdia com dois presépios decorados a cortiça no Centro Infantil António calçada e Lar de 3ª idade de São Brás de Alportel.


Fonte: CMSBA

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui