A Força da Tradição regressa a São Brás de Alportel

0
199
Charola_dos_Machados
O Município de São Brás de Alportel dá as boas vindas ao novo ano ao som das Charolas, uma das mais antigas tradições da cultura popular algarvia.

Charola_dos_MachadosO programa de valorização “Charolas, a Força da Tradição”, iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração da Associação Cultural Sambrasense, do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, da Charola da Mesquita, do Grupo “Searas do monte” e da Paróquia de São Brás de Alportel regressa a São Brás de Alportel, com um conjunto de actividades que levam a música a todo o concelho.

A tradição musical das Charolas consiste em celebrar o Ano Novo e o Dia de Reis, por grupos de cantares populares, que percorrem as povoações, levando bonitas melodias dedicadas ao Deus Menino. As vozes fazem-se acompanhar por instrumentos típicos da região como o acordeão, a pandeireta, os ferrinhos, o tambor e a viola.

Em São Brás de Alportel, o primeiro dia do Ano assinalou o início do Programa de valorização das tradições musicais “Charolas, a Força da Tradição”, com a actuação de diversos grupos que percorreram um pouco por todo o Município. No dia 2 a celebração do ano novo continuou com a digressão das charolas do concelho: a Charola da Mesquita, dos Machados e do grupo “Searas do Monte” que ao longo do dia actuaram em cerca de 10 sítios diferentes.

No domingo, dia 3, às 16h30, os diversos grupos de Charolas animaram o Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia, relembrando aos presentes o encanto e a alegria de se começar o Novo Ano a cantar.

No dia de Reis, dia 6 de Janeiro, a partir das 21h00, o Cine-Teatro São Brás abre as portas ao XXVII Encontro de Charolas de São Brás de Alportel, um espectáculo que conta com a participação de 7 grupos de charolas e grupos de janeiras, provenientes de toda a região algarvia.

Na edição deste ano o Encontro de Charolas conta com a presença da Charola dos Cavacos, do município de Olhão; Charola da Mesquita, Charola do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, Grupo “Searas do Monte”, Grupo de Cantares da Fonte Nova de Estombar, do município de Lagoa, a Charola da Aldeia Branca, do município de Faro e a Charola da Banda de Música de Tavira.

O Encontro de Charolas é uma iniciativa da Associação Cultural Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel que se realiza anualmente no dia de Reis, com o objectivo de promover e valorizar esta tradição enraizada na sabedoria popular.

O espectáculo junto ao Parque Roberto Nobre, no próximo sábado, dia 9, às 10h00, encerra a edição de 2010 do Programa “Charolas, a Força da Tradição”, contando com a actuação das diversas charolas do município, que trazem uma vez mais às ruas da vila a tradição de cantar as janeiras.

Fonte: CMSBA

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui