A TUALLE – Tuna Afonsina Universitária de Loulé deslocou-se aos Açores, de 17 a 21 de Março, para participar no VI Ciclone – Festival Internacional de Tunas – em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira.
Os louletanos foram os grandes vencedores deste festival, trazendo para casa cinco dos oitos prémios em disputa.
As actividades começaram no dia 18, com um Passa-Calles a percorrer uma das principais artérias da Cidade Património Mundial da UNESCO, a Rua da Sé, onde a Afonsina de Loulé espalhou a sua alegria e boa disposição. Apesar de alguma chuva que se fez sentir, a tuna algarvia nunca abandonou o seu desfile.
Esta iniciativa culminou na Praça Velha, em frente à Câmara Municipal, com uma serenata à presidente da autarquia local, Andreia Cardoso, seguindo-se uma recepção no Salão Nobre do Município, acompanhada de um beberete.
Na sexta-feira, dia 19, teve início o VI Ciclone no histórico e bonito Teatro Angrense. A TUALLE foi a terceira tuna a concurso a subir ao palco nessa noite. Iniciou a sua actuação com uns pequenos versos originais acompanhados instrumentalmente pela música “Charamba”, tradicional da Ilha Terceira. Prosseguiu com o tema “Tive medo de acordar”, original da TUALLE, seguindo-se um dos momentos altos da actuação com “Pó de Arroz”, um original de Carlos Paião. O instrumental “Libertango”, de Astor Piazzola, foi a música que se seguiu.
Outro momento alto da noite foi a música “Carinhoso”, do brasileiro Pixinguinha, arrancando fortes e quentes aplausos da sempre participativa plateia açoriana. Os louletanos terminaram a sua actuação como habitualmente com o Hino da Tuna “Ser Estudante”, um original da TUALLE, já a noite ia alta.
O Festival terminou no sábado, dia 20, com a entrega de prémios com a Afonsina de Loulé a arrecadar cinco dos oito troféus a concurso: Melhor Serenata, Melhor Pandeireta, Melhor Passa-Calles, Melhor Instrumental e Melhor Tuna.
Todas as noites terminaram no Clube Náutico onde imperou o convívio entre os presentes.
Esta deslocação aos Açores teve o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Visacar, Junta de Freguesia de S. Sebastião, Junta de Freguesia de S. Clemente e Junta de Freguesia de Almancil, entidades às quais a TUALLE deixa os seus agradecimentos.
Fonte: CML
{sharethis}