“Farrobitos” são doce típico de Albufeira

0
281
Farrobitos
O Município de Albufeira lançou em fevereiro, o desafio à população para criar um doce ou bolo local confecionado à base de produtos regionais, como o figo, amêndoa, mel, laranja ou alfarroba.

Foram aceites todas as propostas, independentemente do curriculum de proponente, de forma a dar a maior liberdade possível na escolha. A iniciativa resultou na adesão de 70 concorrentes que responderam com arte e imaginação, tendo elaborado autênticas maravilhas da doçaria.

FarrobitosDas propostas apresentadas a concurso, houve lugar à atribuição de 4 menções honrosas. Foram elas: as Delícias de Albufeira, os Mimos de Albufeira, os Pastéis de Albufeira e os Albhueros. A receita vencedora foi apresentada pelo Sr. Júlio David, que criou o Farrobito, um doce onde se misturam a alfarroba, a laranja e a amêndoa e que substitui o açúcar e a manteiga, respetivamente, pelo mel e pelo azeite.

Segundo o porta-voz do júri, o “chef” de cozinha Renato Costa, o doce eleito distinguiu-se pela originalidade, sabor e forma como os ingredientes foram combinados. Para Renato Costa, este é um doce que reflete a tradição de doçaria “popular” e não “palaciana” ou “conventual” e que recupera uma tradição do século XIX quando o habitual era usar mel e não açúcar na doçaria. Segundo Renato Costa “este doce em concreto reúne alguns dos elementos que facilmente associamos ao território de Albufeira, nomeadamente a amêndoa, a alfarroba, o mel a laranja e até o azeite que presta homenagem aos lagares que existiam no passado na aldeia de Paderne”.

“Chegar a este resultado não foi tarefa fácil devido à qualidade dos trabalhos apresentados, mas, tendo em atenção os critérios estabelecidos, pensamos que esta é a proposta que mais se destacou”, referiu ainda.

Para Desidério Silva “para lá do vencedor que, obviamente só poderia ser um, o importante é que esta iniciativa veio valorizar uma tradição doceira que existe por todo o concelho e que pode criar mais oportunidades de negócio nesta área, valorizando também os produtos tradicionais associados ao concelho. Nesse sentido, esta iniciativa é mais uma contribuição para que todos aqueles que nos visitem tenham contacto com o que aqui se faz” concluiu o autarca que aproveitou para agradecer a “participantes, ao júri e à Escola Hoteleira que contribuíram para o êxito desta iniciativa”.
Desidrio_Silva_e_Carlos_Silva_e_Sousa_com_o_vencedor_do_concurso
Para Carlos Silva e Sousa “esta é uma iniciativa que valoriza um dos principais patrimónios da nossa terra: a gastronomia.” O Presidente da Assembleia Municipal referiu também que “as tradições criam-se e esperemos que esta seja uma iniciativa que tenha futuro e que contribua para defender aquilo que temos de bom”.

O júri foi composto por Carla Ponte – Chefe de Divisão de Turismo do Município de Albufeira, Filipe Martins – da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve , Henrique Leandro – da Associação de Pasteleiros  e Cozinheiros do Algarve, Martim Cabral – Jornalista e apresentador do programa “Ir é melhor remédio” e Renato Costa – Gastrónomo e escritor.

O doce vai agora ser lançado no mercado com uma embalagem e imagem associada que estão já definidas. Muito em breve será possível ver “farrobitos” nas pastelarias do concelho. A autarquia irá organizar um breve um grande evento ligado à Doçaria, como forma de continuar este trabalho de promoção desta “arte” cuja expressão no concelho é bastante significativa.


Fonte: CMAlb

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.