Trata-se de um concurso dedicado a cavaleiros amadores, mas que, regularmente, apresentam já bons níveis competitivos.
O Concurso terá o seu início às 9.00 e terminará às 18.00 h. e será aberto ao público em geral com entrada livre. Para as várias provas existem prémios pecuniários e para isso contribuíram várias empresas de Faro: Metalofarense, Palma & Palma, Equin, GIES, Portaloe, Caixa Geral de Depósitos e a Clínica Dentária Peter Nielsen. Conta ainda com o apoio logístico da Câmara Municipal de Faro.
“Procuraremos assim, a partir de agora, apresentar com alguma regularidade provas destinadas a estes cavaleiros, já que o EQUINOSTRUM possui condições para que estas tenham lugar”, refere Júlio Coutinho, um dos proprietários e diretor do espaço.
O antigo redondel (Praça de touros) com o diâmetro de 60 m., serve agora de picadeiro principal e palco das provas. Um outro picadeiro com 70 x 30 m. e que permite a colocação de uma carrière (60×20 m.) para a modalidade de Ensino, servirá, neste caso, de campo de aquecimento para os concorrentes que aí ensaiarão os saltos para as provas.
O EQUINOSTRUM possui ainda espaço destinado aos reboques para transporte dos cavalos, bem como balneários e zona de bar para refeições ligeiras e cafetaria.
O EQUINOSTRUM – Clube Equestre e de Lazer de Faro, é um Clube que, para além da equitação, dispõe de espaço e condições para várias atividades ao ar livre. Possui igualmente espaços fechados para eventos, festas de aniversário, formação, etc.