Encontro de Janeiras no Cine-Teatro Louletano

0
259
Sexta-feira, 6 de janeiro, pelas 21h00, o Cine-Teatro Louletano recebe um Encontro de Janeiras, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé e do Grupo dos Amigos de Loulé.

Cumprindo a tradição de Reis, este espetáculo conta com a participação de vários grupos de charolas, nomeadamente o Grupo dos Amigos de Loulé, Grupo Juventude União Bordeirense, Charola Aldeia Branca (Estói), Grupo Musical Santa Maria (Faro), Charola Flor de Liz (St. Bárbara de Nexe) e Charola do Clube Monte Negro (Faro).

As Janeiras são uma forma antiga de comemorar o Ano Novo e o Dia de Reis em muitas aldeias portuguesas. As populações formam-se em grupos, que chegam a ter dezenas de elementos, cantam e animam as suas localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central, desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes. Por muitas vezes, são convidados a entrar nas casas, onde são oferecidos petiscos, filhoses, chouriço assado, vinho tinto, etc..

Nos grupos de janeireiros toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola. Muitos destes grupos no Algarve contam já com várias décadas de existência e contribuem para manter aceso um dos costumes mais antigos da região, que é vivido de uma forma especial, particularmente nas zonas da serra.

O preço das entradas é de 2 euros.

Fonte: CML

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui