“Micotoxinas”

0
317
logo deco

logo deco“Quais os perigos das micotoxinas?”

A DECO INFORMA…

Invisíveis a olho nu, as micotoxinas podem manifestar-se, por exemplo, em cereais, especiarias, legumes, frutos secos e leite.

Micotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por certos bolores, em determinadas condições de temperatura e humidade. Insípidas, inodoras e incolores, podem estar presentes num alimento sem que o bolor que a origina esteja visível.
Algumas destas micotoxinas são potencialmente cancerígenas e podem afectar, a título de exemplo, o fígado e os rins. Um dos principais riscos é o de que muitas destas substâncias ainda não se encontram totalmente estudadas, desconhecendo-se todas as consequências para a saúde.

Neste sentido, submetemos, em laboratório, 40 produtos alimentares à base de cereais para pesquisar micotoxinas legisladas e não legisladas, assim como as suas substâncias derivadas.

Na verdade, todos os produtos que foram analisados continham micotoxinas não contempladas na lei. Algumas destas substâncias não legisladas podem causar alguns efeitos ao nível sanguíneo, assim como problemas gastrointestinais.

Para prevenir o aparecimento de micotoxinas, há que manter os cereais em locais secos e frescos. O armazém deve estar à temperatura mais baixa possível, e as embalagens limpas, secas e em local bem ventilado.

Evitar a contaminação dos grãos por insectos ou roedores, assim como a colheita em dias chuvosos, são, também, factores de prevenção do aparecimento destas substâncias.

Fundamental é mesmo assegurarmo-nos da boa higiene dos alimentos que guardamos. Se, por exemplo, uma zona de uma fatia de pão ficar com bolor, devemos deitá-la fora na totalidade para evitar que o produto fique contaminado.

Ainda que se tenham verificado a existência de micotoxinas não legisladas, os resultados não são preocupantes, no entanto é necessário completar a legislação de maneira a prevenir o potencial impacto destas substâncias.

DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui