Pequena Aldeia no Algarve quer ser a mais autêntica de Portugal

0
298
AldeiaNSForte 7

A pequena Aldeia da Senhora do Forte é uma das participantes nas 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, na categoria de “aldeias autênticas” e tem muita fé na sua candidatura.

Sente que a categoria a que concorre lhe assenta perfeitamente, pois “o passar do tempo não alterou a sua identidade e as suas caraterísticas construtivas, sendo possível ainda hoje identificar modos de vida arcaicos e caraterísticos de outros tempos”.

Pedro Reis, seu arquitecto e construtor, propôs-se criar a Aldeia da Senhora do Forte precisamente com este propósito e, nesse trabalho, gastou 5.300 horas, ao logo de três anos e meio. Depois, ofereceu-a ao Museu de Lagos, para que os seus visitantes mantivessem sempre o contacto com tudo o que era próprio de uma aldeia algarvia situada junto ao mar, com vida, história, tradições e, principalmente, muito orgulho na pureza da sua arquitectura e nos usos e costumes da sua população. Anualmente é visitada por mais de 50.000 turistas.

A aldeia foi construída com a preocupação de conjugar, em perfeita harmonia, a paisagem, a volumetria dos edifícios (133 particulares e 129 públicos), os arruamentos e os espaços verdes, onde se destaca um jardim central, com o seu tradicional coreto. Com boas praias, locais de desporto e recreio, pequena indústria, muito artesanato e cuidada oferta turística, é bem um local de sonho, “onde muitos gostariam de viver”.

Inaugurada em 1993, a Aldeia da Senhora do Forte tem sabido manter uma imagem e uma forma de viver que quase já não existem e que preenchem o imaginário de todos nós. A sua tradicional festa, no penúltimo sábado de Junho, no Museu de Lagos, inclui cerimónia de boas-vindas, Assembleia do Povo da Aldeia, pequeno concerto, lançamento e oferta de livro aos participantes, atribuição de diplomas aos novos Amigos da Aldeia, curiosidades populares e partilha do Bolo da Festa. Paralelamente e noutros locais, decorrem exposições, jogos florais e outras iniciativas com participação de crianças, estudantes e demais população. Em 2012 promoveu o I Congresso das Aldeias do Algarve e, desde 2013, começa de véspera os seus festejos, com a Recepção ao Verão IN Lagos, evento que pretende marcar o início da época estival no Algarve.

Embora seja a mais pequena de Portugal, faz gala da sua vivacidade e atreve-se a ombrear com outras realidades. Em 2011, ganhou o primeiro prémio da Paisagem Mediterrânica, passando a constar do Catálogo de Boas Práticas do PAYS-MED-URBAN.

O Grupo dos Amigos de Lagos patrocinou esta candidatura às 7 Maravilhas de Portugal e confia que, depois de ter sido reconhecida entre outras boas práticas mediterrânicas, a Aldeia da Senhora do Forte seja agora escolhida como exemplo de autenticidade no Algarve.AldeiaNSForte 7Fonte: Grupo de Amigos de Lagos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.