Lisboa, 20 de junho de 2017. O BPI e a Fundação Bancária ”la Caixa”, em colaboração com a Câmara Municipal do Pedrógão Grande, atribuíram 1 Milhão de euros ao apoio de emergência às vítimas do incêndio que afeta a região.
Estas ajudas serão dirigidas especialmente ao realojamento e a garantir a cobertura das necessidades básicas das vítimas, de acordo com as prioridades estabelecidas pela administração local.
O donativo poderá ser completado com contribuições de particulares e empresas numa conta aberta pelo BPI, com o seguinte IBAN:
Conta BPI Solidariedade
PT50 0010 0000 5512 2890 0015 6
» Serão também abertas duas linhas de crédito para particulares e empresas com o objetivo de impulsionar a recuperação económica da região.
O BPI irá também disponibilizar duas linhas de crédito específicas para apoiar a reconstrução do património físico destruído e a recuperação de atividades económicas no âmbito dos serviços, indústria, agricultura e silvicultura, incluindo o adiantamento dos seguros ou das ajudas públicas, com o objetivo de acelerar o acesso a diferentes vias de financiamento. Os pedidos deverão apresentar-se no Balcão BPI do Pedrógão Grande, que manteve em todo o momento o funcionamento normal apesar das circunstâncias críticas, assegurando aos Clientes do Banco o seu serviço habitual.
50 milhões anuais em ação social
Num encontro com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, o presidente da Fundação Bancária ”la Caixa”, Isidro Fainé, anunciou recentemente que a entidade destinará 50 milhões de euros anuais a ação social em Portugal, fruto da aliança com o BPI, depois de o CaixaBank ter tomado o controlo acionista da entidade no passado mês de fevereiro.
A Fundação Bancária irá implementar inicialmente os seus programas estratégicos de integração no mercado de trabalho, de atenção aos idosos e de assistência às pessoas com doenças avançadas. Também serão levados a cabo outros projetos, como a criação de polos de desenvolvimento económico, assim como alianças com museus e entidades culturais portuguesas.
Compromisso com os mais vulneráveis
A Fundação Bancária ”la Caixa” trabalha em prol do progresso das pessoas, dando especial atenção aos grupos mais vulneráveis. O seu derradeiro objetivo é mudar presentes e construir futuros.
O seu Plano Estratégico contempla um investimento de mais de 2 000 milhões de euros entre 2016 e 2019. Em 2016, a entidade impulsionou quase 50 000 iniciativas sociais, das quais beneficiaram mais de 10 milhões de pessoas.
A Fundação Bancária é hoje a principal fundação de Espanha e uma das mais importantes do mundo: a terceira em volume de ativos, e a sexta em orçamento executado.
Fonte: LLORENTE & CUENCA